O AirPlay é um sistema de compartilhamento sem fio para transmitir dados de um aparelho para o outro, como fotos, vídeos e músicas. O software foi desenvolvido pela Apple e implantado nos dispositivos da marca, permitindo, por exemplo, a reprodução de uma playlist de música do celular em uma televisão. A seguir, confira mais informações sobre o que é o AirPlay, seu funcionamento e como verificar se a sua TV é compatível.

Leia mais:

publicidade

O que é e como funciona o AirPlay?

airplay apple
Divulgação: Apple

O AirPlay foi difundido nos aparelhos da Apple a partir do ano de 2010 e desde então já funcionava como um sistema sem fio para compartilhar dados. A transmissão é compatível com as Apple TVs, mas também com outros modelos de televisão, e serve para espelhar a tela de aparelhos Apple (iPhone, MacBook, iPad, etc.) na TV ou para transmitir músicas e vídeos. De toda forma, os televisores agem como se fossem uma extensão do aparelho que envia os dados.

A primeira versão é chamada de AirPlay 1 e possibilitava a sincronização entre um produto Apple e um alto-falante compatível. Por meio desta conexão, os usuários podiam tocar músicas de um aparelho em outro, ou espelhar a tela de um iPhone ou MacBook na Apple TV.

publicidade

Já a segunda, AirPlay 2, foi lançada em 2017, embarcava a Siri (assistente virtual) para auxiliar o usuário a controlar as funções do sistema de maneira mais versátil. Esta versão permite a reprodução de músicas em alto-falantes compatíveis, controle por voz via Siri, espelhamento de tela em Apple TVs ou smart TVs, e reprodução de arquivos de um dispositivo iOS em uma TV.

Vale salientar que a utilização do AirPlay 2 só pode ocorrer em aparelhos com iOS 11.4 ou com sistema superior. Caso contrário, será necessário baixar uma nova atualização do sistema operacional no dispositivo.

publicidade

Como saber se a minha TV é compatível com AirPlay?

É fácil deduzir que as TVs modernas das principais marcas podem ser compatíveis com o sistema, como os modelos da Sony, LG e Samsung. Contudo, para facilitar a pesquisa, é possível acessar um site oficial da Apple e verificar quais televisores são compatíveis com o AirPlay, basta clicar aqui.