Iniciativas voltadas à diversidade e inclusão de grupos minoritários nas empresas unem-se à tecnologia para divulgar vagas e encontrar candidatos qualificados — ou até ajudá-los a se qualificarem.
O Representa SA será um desses canais: nele, mulheres, pessoas negras, indígenas, com deficiência, da comunidade LGBTQIAP+ e pessoas com mais de 50 anos encontrarão vagas abertas, além de cursos e oportunidades de qualificação profissional.
Leia mais:
- IA tendenciosa e os desafios da diversidade
- ChatGPT e IA: o que os chatbots sabem sobre nós e com quem compartilham dados?
- Como identificar fotos “falsas” criadas por IA
Iniciativas de inclusão
- A plataforma digital foi criada pela empresa de diversidade e inclusão Blend Edu, que mapeia e divulga vagas afirmativas.
- Além disso, o canal também divulgará cursos, bolsas de estudo, mentorias e eventos voltados para a qualificação.
- De acordo com a CEO da Blend Edu, Thalita Gelenske, a intenção é aumentar índices de empregabilidade entre os grupos minorizados, dando visibilidade às vagas, além de fornecer um local para as empresas interessadas irem atrás desses candidatos.
- Inicialmente, a plataforma fará a mediação e curadoria das posições que são publicadas por lá, mas, no ano que vem, a ideia é permitir que as próprias empresas divulguem essas oportunidades.

Como se inscrever
Os interessados podem se inscrever na plataforma digital diretamente pelo site, neste link. Nele, basta realizar um cadastro incluindo informações pessoais, experiências e formações.
Então, o candidato pode pesquisar vagas de seu interesse ou outros conteúdos. Todo o processo é gratuito.
A ferramenta será lançada oficialmente entre 20 e 24 de novembro, em um evento online da empresa chamado “Semana Abrindo Portas para Talentos Diversos”.
Entre 18h30 e 19h30 desses dias, palestras sobre os temas relacionados serão ministrados por profissionais negros, em homenagem ao Mês da Consciência Negra. A participação também é gratuita e, para participar, basta criar o perfil na plataforma e acessar a aba “Eventos”.