O X, antigo Twitter, volta a estar no centro de uma polêmica envolvendo o antissemitismo. A empresa de tecnologia IBM afirmou que deixará de anunciar na rede social após descobrir que materiais de publicidade da companhia foram publicados ao lado de postagens pró-nazismo na plataforma.

Leia mais

publicidade

O caso veio à tona após a divulgação, nesta quinta-feira (16), de um relatório da organização sem fins lucrativos Media Matters for America. O documento identificou a IBM como uma das várias empresas que tiveram anúncios publicados ao lado postagens com conteúdo nazista.

A IBM tem tolerância zero para discurso de ódio e discriminação e suspendemos imediatamente toda a publicidade no X enquanto investigamos essa situação totalmente inaceitável.

IBM, em comunicado

Elon Musk acusado de antissemitismo

A decisão da IBM também foi tomada um dia depois de Elon Musk demonstrar apoio a uma teoria da conspiração na rede social. O dono do X respondeu um usuário da plataforma que responsabilizou os próprios judeus pelo aumento do antissemitismo na internet.

publicidade

Em seguida, Musk fez uma nova postagem criticando a Liga Antidifamação (ADL), uma organização sem fins lucrativos que combate o antissemitismo e o extremismo. O empresário afirmou que ela “ataca injustamente a maioria do Ocidente em vez dos grupos minoritários que são sua principal ameaça”.

A ADL faz parte de um grupo que pediu que grandes anunciantes boicotem o antigo Twitter até que Musk concorde em retomar a aplicação das antigas regras de moderação de conteúdo da plataforma.

publicidade

Em um momento em que o antissemitismo está explodindo nos Estados Unidos e aumentando em todo o mundo, é indiscutivelmente perigoso usar a influência de alguém para validar e promover teorias antissemitas.

Jonathan Greenblatt, CEO da ADL

Ainda nesta quinta, 164 líderes judeus reiteraram o apelo para que grandes anunciantes, incluindo Disney, Apple e Amazon, parem de financiar o X por meio de anúncios. Eles ainda pediram que a Apple e o Google removam a rede social de suas lojas de aplicativos.

A pressão sobre a plataforma aumentou ainda mais após o início da guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas. Diversos levantamentos apontam que houve aumento de postagens com discursos de ódio contra israelenses e também palestinos no X.

elon musk x algoritmo
(Imagem: kovop/Shutterstock.com)

X enfrenta dificuldades para recuperar anunciantes

  • O anúncio da IBM é o mais recente golpe contra os esforços para atrair de volta anunciantes após a compra do antigo Twitter por Elon Musk.
  • Muitas empresas deixaram de anunciar na rede social alegando falta de controle em relação aos conteúdos postados na plataforma, especialmente fake news.
  • Em meio ao cenário, Musk deixou o cargo de CEO da empresa, sendo substituído por Linda Yaccarino, ex-chefe de publicidade da NBCUniversal da Comcast.
  • Sem mencionar especificamente os últimos acontecimentos, ela fez uma postagem afirmando que “o ponto de vista de X sempre foi muito claro de que a discriminação por parte de todos deveria PARAR em toda a linha”.
  • As informações são do The Washington Post.