A notícia de demissão de Sam Altman da OpenAI, dona do ChatGPT, abalou não apenas o mercado tech como também o presidente da empresa, Greg Brockman. O empresário anunciou no X, antigo Twitter, que após ser, no mesmo dia, destituído do cargo de conselheiro e apenas avisado sobre a demissão do colega, também pediu seu desligamento. 

Brockman disse que tanto ele quanto Altman estão “chocados e tristes” e que ainda estão tentando entender o que aconteceu. Contudo, agradeceram as mensagens de apoio de amigos e fãs nas redes sociais. 

publicidade

Leia mais! 

O que aconteceu? 

publicidade
  • Sam Altman foi demitido do cargo de CEO da OpenAI na sexta-feira (17); 
  • A empresa confirmou a demissão de Altman por meio de um anúncio dizendo que “não confia mais em sua capacidade de continuar liderando a OpenAI” e que o CEO não era “sincero nas suas comunicações”; 
  • A saída aconteceu após revisão por parte do conselho da companhia de IA; 
  • No X, antigo Twitter, Brockman se pronunciou sobre a demissão do amigo e sua decisão de também deixar a presidência da empresa: “Chocado e triste com o que o conselho fez”; 
  • Em seu perfil, Altman disse: “Adorei o tempo que passei na Openai, foi transformador para mim, pessoalmente”; 
  • Ele também agradeceu as várias mensagens de amigos e fãs do seu trabalho: “Eu amo todos vocês”. 

Ao que tudo indica, os membros que ocupavam cargos importantes nem imaginavam o corte contra o nome que se tornou o “rosto” da companhia dona do ChatGPT. 

Como resultado da ação do conselho da OpenAI, que retirou a cadeira de Brockman do bloco antes de anunciar o desligamento de Altman e disse que o manteria no cargo de presidente por ser “vital para a empresa”, o empresário também decidiu sair da empresa. 

publicidade

Estou muito orgulhoso do que todos construímos juntos desde que começamos no meu apartamento, há 8 anos. Passamos por momentos difíceis e ótimos juntos, realizando muitas coisas apesar de todos os motivos pelos quais deveria ter sido impossível. 

Mas, com base nas notícias de hoje, desisti. 

Greg Brockman, agora ex-presidente da OpenAI, em mensagem para a empresa. 
OpenAI
(Imagem: Varavin88 / Shutterstock)

Ambos os ex-funcionários divulgaram ainda, na madrugada deste sábado (18), um texto conjunto agradecendo a equipe e explicando o que eles sabiam sobre as recentes mudanças. Confira nota completa abaixo! 

Sam e eu estamos chocados e tristes com o que o conselho fez hoje. 

Deixe-nos primeiro agradecer a todas as pessoas incríveis com quem trabalhamos na OpenAI, nossos clientes, nossos investidores e todos os que têm nos contactado.  

Nós também ainda estamos tentando descobrir exatamente o que aconteceu. Aqui está o que sabemos:  

— Ontem à noite, Sam recebeu uma mensagem de Ilya [cofundador e cientista-chefe da empresa] pedindo para conversar ao meio-dia de sexta-feira. Sam participou de um Google Meet e todo o conselho, exceto Greg. Ilya disse a Sam que ele estava sendo demitido e que a notícia seria divulgada muito em breve.  

— Às 12h19, Greg recebeu uma mensagem de Ilya pedindo uma ligação rápida. Às 12h23, ele enviou um link do Google Meet e Greg foi informado de que ele estava sendo removido do conselho (mas era vital para a empresa e manteria seu cargo) e que Sam havia sido demitido.  

— Pelo que sabemos, a equipe de gestão tomou conhecimento disto pouco depois, além de Mira [nova CEO] que descobriu na noite anterior. 

A manifestação de apoio tem sido ótima; obrigado, mas por favor não perca tempo se preocupando. Ficaremos bem. Coisas maiores virão em breve. 

Brockman em publicação no X. 

Altman também fez um anúncio individual para agradecer o apoio e elogios de tantos amigos. 

publicidade

Eu amo todos vocês. Hoje foi uma experiência estranha em muitos aspectos, mas a surpresa inesperada foi como ler o nosso próprio elogio fúnebre enquanto ainda estamos vivos. A efusão de amor é espetacular. 

Uma lição: diga aos teus amigos o quanto acha que eles são fantásticos. 

Sam Altman no X. 

Em comunicado, a OpenAI anunciou que a diretora de tecnologia da empresa, Mira Murati, será a nova CEO interina da empresa enquanto ela busca por um sucessor permanente. Saiba mais sobre ela aqui