A criação de um chip é um dos desafios mais difíceis na indústria de tecnologia, envolvendo a precisa organização de bilhões de transistores em um pequeno espaço de silício. A Synopsys é a maior fabricante de software utilizado nesse processo e utilizou o sistema Azure OpenAI da Microsoft para treinar seu próprio Copilot, a empresa anunciou na quarta-feira (15).

Copilot de IA para projeto de chips

  • Segundo a Reuters, o objetivo principal foi tornar o sistema altamente preciso, pois pequenos erros podem resultar em falhas que custam milhões de dólares;
  • A Microsoft já começou a testar o sistema da Synopsys com suas equipes de design de chips, que, recentemente, revelaram os primeiros chips projetados internamente pela empresa;
  • Essa tecnologia não apenas ajuda a resolver problemas antecipadamente, mas também reduz o custo de corrigir problemas em estágios posteriores do processo de design de chips.

Leia mais:

publicidade

Treinamento

A Synopsys treinou o sistema com grandes e preciosos dados acumulados em décadas em negócios. Shankar Krishnamoorthy, gerente-geral do grupo de automação de design da empresa, afirmou que o objetivo inicial era fazer o sistema ser preciso.

[Se um bot de IA] estiver escrevendo ensaios, Shakespeare ou poesia, você pode ter erro de 10% a 15% e seu consumidor saberia a diferença e ainda assim ficaria impressionado com isso. Mas, se você não estiver gerando [trabalho de design de chip] com mais de 99,9% de precisão, estará introduzindo um bug em seu chip, que vale centenas de milhões de dólares.

Shankar Krishnamoorthy, gerente-geral do grupo de automação de design da Synopsys

“Essa tecnologia não apenas nos ajuda a resolver problemas desde o início, mas também reduz o custo de correção de problemas posteriormente”, afirmou Erik Berg, engenheiro principal da equipe de verificação e validação de design de chips da Microsoft, em postagem no blog da gigante do Vale do Silício.

publicidade

Bing Chat vai se chamar apenas Copilot, anuncia Microsoft

Microsoft anunciou nesta quarta-feira (15) que abandonou a marca Bing Chat em favor do Copilot. Lançada no começo de 2023 como parte do mecanismo de busca Bing, a interface com inteligência artificial (IA) semelhante ao ChatGPT agora terá uma nova identidade, com presença no Bing, Microsoft Edge e Windows 11.

Leia a matéria completa aqui