Como funcionam os gerenciadores de senha?

Aplicativos utilizam criptografia para proteger dados de acesso dentro de um cofre virtual e requerem autenticação de dois fatores; entenda
Por Wagner Edwards, editado por Bruno Ignacio de Lima 20/11/2023 19h20, atualizada em 07/12/2023 13h53
gerenciador de senha
Reprodução: Dan Nelson/Unsplash
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Os gerenciadores de senha são aplicativos comumente utilizados no celular e servem para guardar todas as chaves de acesso do usuário com um conjunto de criptografia. Dessa forma, você não precisaria lembrar de cada acesso de login sempre que acessasse um site diferente. Mas será que vale à pena? A seguir, confira mais informações sobre os gerenciadores de senha e decida se precisa de um.

Leia mais:

O que são os gerenciadores de senha e como funcionam?

Kaspersky via App Store
Kaspersky via App Store

Os gerenciadores de senha são aplicativos disponíveis para celular e computador, cuja capacidade é a de guardar um grande volume de chaves de acesso com alta segurança. Ou seja, se você tem muitas redes sociais, endereços de e-mail, ou cadastro em muitos sites, o gerenciador atua como um banco de dados para guardar todos os dados de login.

Uma vez que você baixa o aplicativo no seu dispositivo, precisará cadastrar o seu e-mail e uma senha-mestra forte (veja aqui as nossas dicas para criar uma senha forte). Normalmente, esta senha-mestra costuma ser a forma mais rápida de acessar o cofre, local onde estarão guardadas todas as informações de login. Esses dados são protegidos por diferentes formas de criptografia, como a simétrica e assimétrica, autenticação de dois fatores, e muito mais: tudo isso para minimizar a possibilidade de terceiros invadirem o seu perfil.

Uma vez que seu cadastro é efetuado no gerenciador, ele deve ser sincronizado com os demais aplicativos ou sites com os quais você deseja fazer login. Desta forma, sempre que acessar estas plataformas, o gerenciador irá sugerir o login automático baseado nas chaves de acesso que você salvou no cofre anteriormente.

imagem mostrando códigos de programação
Imagem: Pixabay

Também é importante destacar que cada gerenciador tem as suas especificidades, o que significa que alguns aplicativos podem oferecer a opção de salvar os dados do cofre em uma nuvem para que você possa levá-los a qualquer lugar, criem novos sistemas de segurança automaticamente, e até geram senhas duplicadas. Este último é particularmente interessante porque, se alguém invadir a sua conta, não vai saber qual a senha correta, visto que o sistema sugere senhas antigas, falsas, etc.

Mas existe alguma possibilidade de o gerenciador ser hackeado? Sim, porque nenhum sistema é totalmente seguro. Contudo, os recursos de segurança aplicados nos gerenciadores –– pelo menos, nos que tem mais credibilidade mundialmente –– costumam ser muito eficientes e, às vezes, mais seguros que muitos sites que acessamos rotineiramente.

Por que usar um gerenciador de senha?

Isso vai depender da sua necessidade. Caso seja alguém que trabalha em um local muito importante e detenha acesso a arquivos confidenciais, utilizar um gerenciador de senha pode ser uma ótima oportunidade para promover mais segurança aos dados. Além disso, quando o usuário tem diferentes senhas para diferentes sites e não consegue memorizá-las, mas também não quer anotá-las, um gerenciador pode ser bastante conveniente.

Gerenciador de senha é seguro?

Sim, porque eles oferecem inúmeros recursos de criptografia para proteger os dados, além de requisitarem uma senha-mestra que deve ser longa, difícil, e única.

Com gerenciador, consigo acessar minhas senhas no PC e no celular?

Pode sim, basta baixar o mesmo aplicativo em ambas as máquinas, ou salvar os dados de acesso em uma nuvem que você possa acessar por qualquer lugar.

Wagner Edwards
Editor(a) SEO

Wagner Edwards é Bacharel em Jornalismo e atua como Analista de SEO e de Conteúdo no Olhar Digital. Possui experiência, também, na redação, edição e produção de textos para notícias e reportagens.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.