Apenas dois dias depois da demissão supresa de Sam Altman e de Mira Murati ter assumido o leme, Emmett Shear foi apontado como novo CEO interino da OpenAi, a empresa responsável pelo ChatGPT. A informação começou a circular pouco depois da meia-noite (no horário do leste norte-americano), pouco mais de 2 horas da madrugada, aqui no Brasil.

Emmett Shear é um nome conhecido do meio de tecnologia, já que ele é um dos cofundadores do Twitch, a plataforma dedicada ao mundo dos games, que hoje pertence à Amazon – o Twtich foi adquirido em 2014. Shear ocupou o cargo de CEO do Twitch até fevereiro deste ano, 2023.

publicidade

A reviravolta parece por fim às especulações de que Sam Altman estaria articulando uma volta ao comando da OpenAi. Segundo reportagem do The Verge veiculada ainda no sábado, dia 18, Altman estaria em tratativas para tentar reassumir o posto de CEO. Agora, no entanto, esse parece um cenário improvável.

Esse é mais um capítulo numa semana mais que conturbada para a OpenAi. A empresa que se tornou um dos centros da atenção do mundo da tecnologia (e também fora dele), por conta da criação do ChatGPT, anunciou a saída de Sam Altman na sexta, dia 17. Os contornos desse movimento ainda são motivo de especulação. Para seu lugar, havia sido nomeada, de forma interina, a CTO da empresa, Mira Murati. O reinado dela, no entanto, pode não ter durado mais que 2 dias, com o anúncio de Emmett Shear como novo comandante.

publicidade

O verdadeiro redemoinho que tomou conta da OpenAi tem duas explicações mais visíveis. Por um lado, a empresa tem um “board” (Conselho de Diretores), bastante diminuto, em comparação a outras companhias de mesmo porte: são apenas 6 membros (contados aí Sam Altman e Greg Brockman). Greg Brockman, aliás, ocupava o posto de chairman (presidente do conselho) até a demissão repentina de Altman. Brockman pediu desligamento em solidariedade, logo em seguida. Portanto, apenas 4 pessoas respondem teoricamente pela demissão de Sam Altman e, talvez, por mais essa reviravolta. Um deles é o terceiro cofundador da OpenAi, Ilya Sutskever. O trio havia criado a OpenAi como uma empresa sem fins lucrativos (que contou com o apoio inicial de Elon Musk). Talvez, daí advenha a segunda razão para o furacão que varre a companhia nesse momento.

Doomers e Accelerationists

publicidade

No restrito mundo de desenvolvedores e empresários que lidam diretamente com inteligência artificial no Vale do Silício, há hoje 2 grupos opostos, os “doomers” e os “acclerationists”. Em tradução literal, os “doomers” são os catastrofistas: eles acreditam que é preciso desacelerar o avanço da IA, sob o argumento de que ela pode significar até mesmo o fim da civilização humana. No lado oposto, os “accelerationists”, ou a turma do pé no acelerador, acredita que é preciso até aumentar a velocidade do desenvolvimento para oferecer instrumentos incríveis à humanidade. Eles também acreditam que, entre os “doomers”, há aqueles que querem uma velocidade menor justamente para terem tempo de se assenhorar da tecnologia, restringindo-a a um clube seleto de empresas e desenvolvedores.

Pelas informações de bastidor, Sam Altman e Greg Brockman fariam parte da turma dos “accelerationists”, enquanto os outros membros do conselho, como Ilya Sutskever (o outro cofundador), faria parte da turma dos “doomers”.

publicidade

As informações sobre a nomeação de Emmett Shear foram publicadas primeiramente pelo The Washington Post.