Christopher Nolan, diretor de “Oppenheimer” e outras obras conceituadas, como “A Origem” e “Batman: O Cavaleiro das Trevas”, não tem escondido seu receio sobre o streaming e do que acontece quando obras que estão disponíveis somente em formato online saem dos catálogos.

Ele já havia falado anteriormente sobre como está planejando uma versão física para “Oppenheimer”, para que “nenhum streaming malvado a tire de você”, e, em uma nova entrevista ao The Washington Post, ele reforçou seu alerta.

publicidade

Leia mais:

Christopher Nolan: streaming vs. mídia física

O que acontece quando uma obra que está disponível somente em streamings é retirado do catálogo? Foi isso que aconteceu recentemente, com a HBO Max excluindo títulos para economizar. A Disney+ e a Paramount+ também cancelaram produções e as excluíram do serviço, deixando-as sem onde ser assistidas.

publicidade

Nolan já havia falado em um evento que está planejando uma versão de “Oppenheimer” exclusiva para o formato DVD, para que os fãs possam “comprá-la e tê-la na sua própria estante, para que nenhum serviço de streaming malvado possa roubá-lo de você”.

Em entrevista ao WP, reiterou a preocupação com o destino de obras digitais quando os streamings decidirem excluí-las.

publicidade

Existe o perigo, hoje em dia, de que, se as coisas existirem apenas na versão de streaming, elas sejam retiradas do ar, venham e vão.

Christopher Nolan

Ele ainda explicou que a declaração anterior (sobre os streamings malvados) era uma brincadeira, mas reforçou a defesa da mídia física.

Cena com J. Robert Oppenheimer em filme homônimo, dirigido por Christopher Nolan
Diretor de Oppenheimer ainda elogiou o elenco do filme (Imagem: Reprodução/YouTube)

Outras informações sobre a entrevista

  • Na entrevista, Nolan ainda elogiou os atores com que trabalhou em “Oppenheimer”, como Cillian Murphy, Matt Damon, Emily Blunt, Florence Pugh.
  • Ele disse que eles são alguns dos maiores atores atualmente e que cada um encontra, de sua própria forma, um jeito de se conectar aos personagens.
  • “Eles são pessoas muito, muito inteligentes que têm noção da narrativa”, afirmou.
  • Ainda, o diretor comentou sobre a greve dos roteiristas, encerrada a poucas semanas, dizendo que a “agitação” foi necessária para fazer frente a economia e a forma de distribuição dos streamings.