Com o ritmo acelerado do cotidiano, muitas pessoas acabam optando por assistir filmes de curta duração durante suas horas de lazer. Após o trabalho ou estudos, quando surge o desejo de assistir a um filme, é provável que muitos busquem uma obra que não consuma muito tempo precioso nas escassas horas livres. 

Entretanto, essa escolha por filmes mais curtos pode resultar na perda de oportunidades de apreciar longas-metragens de alta qualidade que possuam uma extensão mais significativa. 

publicidade

Diante desse cenário, listamos 8 filmes notáveis com duração de 3 horas ou mais. Convidamos você a reconsiderar e dedicar um tempo mais amplo de suas horas de lazer para apreciá-los.

O Irlandês (3h 29m)

O Irlandês (The Irishman, 2019) / Crédito: Netflix (divulgação)

Disponível para assinantes da Netflix

Apesar de receber elogios da crítica, houve debates em torno da extensa duração deste épico policial e drama biográfico dirigido por Martin Scorsese. Contando com 209 minutos de duração, esse original Netflix é uma adaptação do livro “I Heard You Paint Houses” de Charles Brandt.

Na trama, o velho Frank Sheeran (De Niro) reflete sobre sua vida como um assassino da máfia a serviço de Russell Bufalino (Joe Pesci) e sua amizade com Jimmy Hoffa (Al Pacino), um líder sindical vinculado ao crime organizado. A narrativa se desenrola por meio de flashbacks, e o filme utiliza tecnologia de rejuvenescimento digital para apresentar versões mais jovens dos personagens principais ao longo dos anos.

Leia também:

Os Eleitos (3h 13m)

Os Eleitos (The Right Stuff, 1983) / Crédito: Warner Bros. (divulgação)

Disponível para alugar e comprar no Amazon Prime Video, Google Play Filmes e TV e Apple TV.

Lançado em 1983, “Os Eleitos” é um drama histórico baseado no livro “The Right Stuff” (também título original do filme) escrito por Tom Wolfe. Com 193 minutos, o longa narra os eventos que levaram ao início do programa espacial dos Estados Unidos, desde os testes de seleção dos pilotos até o voo histórico de John Glenn, o primeiro norte-americano a orbitar a Terra.

Apesar de ter recebido aclamação crítica, esse filme foi um enorme fracasso nas bilheterias. A produção conta com a direção de Philip Kaufman e um elenco de peso: Sam Shepard, Fred Ward, Ed Harris, Scott Glenn, Dennis Quaid, Barbara Hershey, entre outros.

Jeanne Dielman, 23, quai du Commerce, 1080 Bruxelles (3h 21min)

Jeanne Dielman, 23, quai du Commerce, 1080 Bruxelles (1975) / Crédito: Paradise Films, Unité Trois (divulgação)

Disponível para assinantes do Filmicca.

Em 2022, a Sight and Sound (famosa revista de cinema editada pela British Film Institute que realiza pesquisas a cada dez anos com críticos do mundo inteiro para elencar os 100 melhores filmes de todos os tempos desde 1952) elegeu este filme belga como o melhor da história do cinema. Além disso, esta foi a primeira vez que um filme dirigido por uma mulher aparece no top 10.

Dirigido por Chantal Akerman, “Jeanne Dielman” é uma obra experimental com 201 minutos de duração, caracterizada por tomadas longas e estáticas, além de um ritmo lento. A trama acompanha Jeanne Dielman (Delphine Seyrig), uma mãe solteira que vive com seu filho adolescente, ao longo de três dias em sua vida cotidiana. 

A maior parte da narrativa é dedicada a retratar as tarefas domésticas aparentemente mundanas realizadas por ela, como cozinhar, limpar e realizar outras atividades diárias. No entanto, ao longo do filme, essa rotina guarda surpresas e é quebrada de maneira surpreendente.

Spartacus (3h 17min)

Spartacus (1960) / Crédito: Universal International (divulgação)

Disponível para assinantes do Telecine e Looke. Também está disponível gratuitamente no Netmovies.

Dirigido por Stanley Kubrick, “Spartacus” é um épico estrelado por Kirk Douglas e baseado no romance homônimo de Howard Fast. O elenco ainda conta com Laurence Olivier, Jean Simmons, Charles Laughton, Peter Ustinov, John Gavin e Tony Curtis.

A obra conta a história do escravo Spartacus, que lidera uma revolta de escravos contra a República Romana durante o período final da Terceira Guerra Servil. A versão original do filme tem uma duração de aproximadamente 197 minutos, que foram restauradas em 1991.

O Franco Atirador (3h 3m)

O Franco Atirador (The Deer Hunter) / Crédito: Universal Pictures (divulgação)

Disponível para assinantes do Telecine.

Este filme de guerra, lançado em 1978, recebeu aclamação tanto do público quanto da crítica. Além disso, ganhou cinco Oscars, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor para Michael Cimino e Melhor Ator Coadjuvante para Christopher Walken. O elenco estrelado também conta com Robert De Niro, Meryl Streep, John Cazale e John Savage. 

O enredo gira em torno de três amigos operários de uma pequena cidade industrial da Pensilvânia que decidem se alistar no Exército para lutar no Vietnã. Com 183 minutos, o filme examina minuciosamente os personagens, explorando suas relações prévias à guerra e os efeitos que a experiência no Vietnã teve em suas vidas.

Era uma Vez na América (3h 49min)

Era uma Vez na América (Once Upon a Time in America, 1984) / Crédito: Warner Bros. (divulgação)

Disponível para assinantes do HBO Max, Amazon Prime Video, Star+ e Mubi.

Dirigido por Sergio Leone, este épico criminal marca o encerramento de sua carreira, sendo considerado uma das maiores obras-primas do cinema. A narrativa abrange décadas, explorando a história de um grupo de amigos envolvidos no crime organizado em Nova York. O longa é estrelado por Robert De Niro e James Woods.

A versão disponível do filme conta com 229 minutos. No entanto, a versão original possui 269 minutos. Quando o filme foi lançado nos cinemas dos Estados Unidos, os distribuidores encurtaram ainda mais a duração, deixando-o com 139 minutos. Essa alteração resultou em um fracasso crítico e comercial.

Céline e Julie Vão de Barco (3h 13m)

Céline e Julie Vão de Barco (Céline et Julie vont en bateau, 1974) / Crédito: Les Films du losange (divulgação)

Disponível para assinantes do Belas Artes À LA CARTE

O influente cineasta e crítico francês Jacques Rivette é famoso por seus filmes de longa duração. O mais icônico de sua filmografia é “Céline e Julie Vão de Barco”, que conta com 193 minutos.

Na premissa, Céline (Juliet Berto) e Julie (Dominique Labourier) têm suas vidas entrelaçadas de maneira fantástica. As duas passam a compartilham uma relação intrigante e mágica que as leva a uma realidade paralela e alucinatória em uma casa misteriosa.

Os Sete Samurais (3h 27m)

Os Sete Samurais (Shichinin no Samurai, 1954) / Crédito: Toho (divulgação)

Fechando a lista com outro filme amplamente considerado como uma das maiores e mais influentes obras-primas da sétima arte, “Os Sete Samurais” é um épico japonês dirigido pelo renomado Akira Kurosawa. 

Com 207 minutos de duração, o enredo se passa no Japão feudal, onde um vilarejo camponês decide contratar sete samurais para protegê-los de bandidos que rotineiramente saqueiam suas colheitas. Grandes atores japoneses como Toshirō Mifune, Takashi Shimura e Yoshio Inaba estão presentes na produção.