Black Friday: tecnologias que apoiam num bom atendimento ao cliente com eficiência

Para garantir uma experiência positiva para os consumidores e ter sucesso na Black Friday, veja algumas tecnologias que podem ajudar
Por Eric Garmes, editado por Bruno Ignacio de Lima 21/11/2023 07h40
Black Friday como não cair na “Black Fraude”
Imagem: ComicSans/Shutterstock
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A Black Friday é um período muito aguardada pelas empresas. Afinal, os clientes já estão programando o que querem comprar e esperam, justamente, essa época para adquirir o que procuram.

Com a alta demanda em diversos sites de compras e em plataformas de negociações on-line, é possível que as reclamações, as dúvidas e pedidos de ajuda também aumente. Como o Desenrola do Governo Federal em vigência, muitos credores estão aproveitando a onda e dando descontos imperdíveis para que seus clientes inadimplentes consigam regularizar sua vida financeira. Por isso, é muito importante que as empresas estejam preparadas para esse aumento de volume de interações, não abrindo mão de um excelente atendimento e tecnologias de apoio.

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De acordo com uma pesquisa realizada pela Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, 61% dos consumidores julgam que o bom atendimento é mais importante do que o preço ou a qualidade dos produtos e serviços.

Para garantir uma experiência positiva para os consumidores, maximizar as vendas e ter sucesso na Black Friday, lá vai algumas tecnologias que podem apoiar as empresas.

Atendimento omnichannel

Os clientes esperam uma experiência consistente em todos os canais de comunicação, seja online, na loja física ou por telefone. Uma estratégia multicanal bem integrada facilita a transição entre os canais e melhora a satisfação do cliente.

Segurança de pagamento

Com o aumento das compras online, a segurança das transações é vital. Tecnologias de segurança, como criptografia de dados e autenticação de dois fatores, são essenciais para proteger as informações dos clientes. Canais oficiais como Ouvidoria para tirar dúvidas dos consumidores fazem toda a diferença.

Chatbots

Os chatbots são ferramentas de atendimento ao cliente que podem responder a perguntas frequentes e direcionar os consumidores para produtos ou serviços. Eles estão disponíveis 24 horas por dia e ajudam a reduzir o tempo de espera, melhorando a eficiência do atendimento. É bem normal o consumidor querer se servir de um atendimento em horários alternativos e um bom chat resolve para ambos.

Inteligência Artificial

A IA pode ser usada para analisar dados do cliente e oferecer recomendações personalizadas. Isso ajuda a direcionar os clientes para produtos que correspondem às suas preferências, aumentando as vendas.

Data Analytics

A análise de dados é fundamental para compreender o comportamento do cliente durante a Black Friday. Ferramentas analíticas avançadas permitem que as empresas identifiquem tendências, otimizem suas estratégias de vendas e tomem decisões informadas em tempo real.

Eric Garmes
Colunista

CEO da Paschoalotto

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.