Com o sistema de recorrer digitalmente, o usuário tem mais praticidade e agilidade nos processos de reclamação. (Imagem: Pexels)
Recorrer a uma multa de trânsito é um direito de todo motorista. Se você acredita que foi multado injustamente, pode recorrer da decisão. O recurso pode ser feito presencialmente ou simplesmente pela internet. Veja como recorrer a uma multa de trânsito online a seguir:
Leia mais:
Desde 2023, é possível recorrer de uma multa de trânsito pela internet. Para isso, você deve acessar o portal do DETRAN do seu estado e seguir os passos abaixo:
Prepare sua defesa – O DNIT fornece um Formulário de Defesa da Autuação (Defesa Prévia) para preenchimento. Insira as informações necessárias nos campos apropriados. No campo “Declarações”, apresente os argumentos que corroboram a sua defesa.
Imprima o formulário, coloque sua assinatura e, em seguida, digitalize-o para convertê-lo em um arquivo PDF.
Reúna a documentação solicitada no topo do formulário e digitalize-a também, convertendo-a em um arquivo PDF.
Envie os arquivos do formulário e a documentação pelo Portal de Multas do DNIT.
Se por acaso o site do DNIT não estiver acessível, você pode enviar os documentos e o formulário em cópias físicas através dos Correios. O endereço para envio é: Setor de Autarquias Norte, Quadra 03, Bloco A – Edifício Núcleo dos Transportes – Coordenação de Multas e Educação para o Trânsito – CEP 70.040-902 / Brasília-DF. A expectativa é que os recursos submetidos digitalmente através do Portal de Multas do DNIT sejam respondidos em um prazo de três dias úteis. No entanto, para os formulários enviados pelos correios, a análise geralmente ocorre em uma média de 30 dias corridos após a data de postagem.
Esta post foi modificado pela última vez em 8 de dezembro de 2023 11:46