A pré-história é o período anterior ao surgimento da escrita. Ela se divide em Idade da Pedra (Paleolítico, Mesolítico, Neolítico) e Idade dos Metais (Cobre, Bronze, Ferro). O período inclui evolução humana, ferramentas, agricultura e marca o início da História registrada. E você, tem interesse por assuntos relacionados à pré-história? Se sim, que tal explorar esse tema através do cinema

A seguir, listamos os 10 melhores filmes sobre pré-história para você conferir.

publicidade

10.000 a.C. (2008)

10,000 BC (2008) / Crédito: Warner Bros. Pictures (divulgação)

Disponível para assinantes do HBO Max.

Dirigido por Roland Emmerich (“Independence Day”, “O Dia Depois de Amanhã”, “2012”), a trama de “10.000 a.C.” se desenrola durante o período pré-histórico mencionado no título.

O longa segue D’Leh (Steven Strait), um jovem caçador de mamutes, que inicia uma jornada para resgatar sua amada, Evolet (Camilla Belle), capturada por guerreiros brutais conhecidos como “Os Quatro Dentes”.

Leia mais:

O Homem das Cavernas (2018)

O Homem das Cavernas (Early Man, 2018) / Crédito: StudioCanal, Aardman Animations (divulgação)

Disponível para alugar e comprar na Apple TV e Google Play Filmes e TV.

Animação stop-motion produzida pela Aardman Animations, “O Homem das Cavernas” é um filme de comédia britânico dirigido por Nick Park, famoso por criar personagens como Wallace & Gromit e Shaun, o Carneiro. Apesar dos elogios da crítica, o filme foi um enorme fracasso de bilheteria.

O enredo gira em torno de uma tribo de homens das cavernas liderada por Dug, cuja pacífica existência é ameaçada quando uma civilização avançada da Idade do Bronze invade o seu território.

A Guerra do Fogo (1981)

A Guerra do Fogo (La Guerre du feu, 1981) / Crédito: AMLF, Astral Films, 20th Century-Fox (divulgação)

Produção franco-canadense, “A Guerra do Fogo” é um filme de aventura e fantasia que se passa durante o período Paleolítico, por volta de 80.000 a.C. Com a direção de Jean-Jacques Annaud e elenco com nomes como Everett McGill, Ron Perlman, Nameer El-Kadi e Rae Dawn Chong.

O filme recebeu reconhecimento por sua representação visual do ambiente pré-histórico e pelo uso de linguagem inventada para a comunicação entre os personagens.

Na trama, uma tribo que considera o fogo como algo sobrenatural enfrenta desafios quando a fonte da chama se extingue. Para resolver o problema, guerreiros vão em busca de uma nova fonte de fogo. Ao longo da jornada, eles enfrentam diversos perigos e encontram uma tribo mais avançada.

Os Croods (2013)

The Croods (2013) / Crédito: 20th Century Fox (divulgação)

Disponível para assinantes da Netflix e Amazon Prime Video.

Nessa animação da DreamWorks, acompanhamos as peripécias da família Crood, que reside em uma era pré-histórica e enfrenta obstáculos enquanto procura um novo lar após a destruição de sua caverna. 

Na história, Grug Crood, o patriarca da família, vê sua posição de líder ameaçada com a chegada de Guy, um jovem mais avançado que traz ideias inovadoras e sugere que o mundo está prestes a passar por transformações significativas.

Alpha (2018)

Alpha (2018) / Crédito: Sony Pictures Releasing (divulgação)

Disponível para alugar e comprar na Apple TV, Amazon Prime Video e Google Play Filmes e TV.

Situada durante o Paleolítico Superior, a trama de “Alpha” acontece durante a última Idade do Gelo, cerca de 20.000 anos atrás.

A história segue um jovem caçador (Kodi Smit-McPhee) deixado para morrer por sua tribo após um acidente. Ele sobrevive e forma uma improvável aliança com um lobo selvagem que também foi deixado por sua matilha. 

Juntos, eles enfrentam inúmeros desafios enquanto tentam retornar à sua tribo antes do inverno.

A Tribo da Caverna do Urso (1986)

A Tribo da Caverna do Urso (The Clan of the Cave Bear, 1986) / Crédito: Warner Bros. (divulgação)

Adaptação cinematográfica fracassada nas bilheterias do romance de Jean M. Auel, “A Tribo da Caverna do Urso” é uma aventura dirigida por Michael Chapman e estrelada por Daryl Hannah, Pamela Reed, James Remar e Thomas G. Waites.

O enredo se passa durante a era do Paleolítico e segue Ayla (Hannah), uma jovem órfã Cro-Magnon (os primeiros Homo sapiens da Europa), que é adotada por um grupo de Neandertais após perder sua família em um terremoto. 

No entanto, a inteligência e habilidades superiores de Ayla a colocam em conflito com a sociedade Neandertal.

RRRrrrr!!! Na Idade da Pedra (2004)

RRRrrrr!!! (2004) / Crédito: Mars Distribution (divulgação)

Comédia francesa que se passa durante a Idade da Pedra, “RRRrrrr!!!” conta com a direção de Alain Chabat, que também integra o elenco ao lado de Maurice Barthélémy, Pierre-François Martin-Laval, Jean-Paul Rouve, Marina Foïs, Elise Larnicol, Pascal Vincent, Jean Rochefort e Gérard Depardieu. 

A história se desenrola em 35.000 a.C., seguindo duas tribos pré-históricas que vivem de maneira tranquila: a dos Cabelos Limpos, que guarda uma fórmula secreta que descobriram para fazer xampu, e a dos Cabelos Sujos, que passam o dia se coçando e se queixando por não possuírem a fórmula. 

No entanto, a paz é ameaçada quando o líder dos Cabelos Sujos envia sua família para seduzir os membros da tribo dos Cabelos Limpos e descobrir a fórmula do xampu. Além disso, um misterioso assassinato ocorre pela primeira vezna historia.

Caveman (1981)

Caveman (1981) / Crédito: United Artists (divulgação)

Outra comédia que se passa na pré-história, “Caveman” conta como protagonista ninguém menos que Ringo Starr, o lendário ex-baterista dos Beatles. O elenco também conta com Dennis Quaid, Shelley Long e Barbara Bach. 

Na trama, Atouk (Ringo), o homem mais fraco de sua tribo, se apaixona por Lana (Bach). No entanto, ele enfrenta vários desafios para conquistar o coração da moça, incluindo o companheiro brutamontes dela, Tonda (John Matuszak), chefe de sua tribo.

Dinossauro (2000)

Dinosaur (2000) / Crédito: Walt Disney Studios Motion Pictures (divulgação)

Disponível para assinantes do Disney+.

Lançado pela Walt Disney Pictures, “Dinossauro” mistura animação por computador com cenários live-action para criar um mundo pré-histórico vívido. 

O enredo segue o dinossauro iguanodonte Aladar, que foi adotado por uma família de lêmures quando ainda estava dentro do ovo, após seu ninho ter sido destruído por um Carnotauro. 

Anos depois, meteoros caem na terra e transformam o mundo em um grande deserto. Agora, os dinossauros devem migrar para um novo lar que tenha água e vegetação para sua sobrevivência.

Os Flintstones – O Filme (1994)

The Flintstones (1994) / Crédito: Universal Pictures (divulgação)

Disponível para assinantes do Telecine.

Adaptação para o cinema em live-action da popular série de desenhos animados homônima da Hanna-Barbera, “Os Flintstones” mistura atores reais com criaturas animadas por efeitos especiais. 

O longa com com John Goodman (Fred Flintstone), Rick Moranis (Barney Rubble), Elizabeth Perkins (Wilma Flintstone) e Rosie O’Donnell (Betty Rubble). O elenco também conta com Kyle MacLachlan, Halle Berry e Elizabeth Taylor.

Situado na Idade da Pedra, Fred Flintstone recebe uma promoção em seu emprego na Pedregulho e Cia.  Porém, a promoção não passa de um golpe, e o casal de amigos Barney e Betty tentam alertar a família Flintstone.