O cinema da década de 2010 contou com alguns vilões memoráveis. Desde antagonistas cruéis, ambíguos e que desafiaram as convenções tradicionais de certo e errado, os filmes da última década trouxeram algumas figuras interessantes para a cultura pop. 

A seguir, listamos os 10 melhores vilões que dominaram as telas de cinema durante esse período, analisando suas características vilanescas e suas motivações.

publicidade

Pennywise

Bill Skarsgård como o palhaço Pennywise em It / Crédito: New Line Cinema (reprodução)

Pennywise é uma criatura sobrenatural metamorfa que assume a forma de um palhaço sinistro para atrair e aterrorizar crianças. Ele é o vilão do livro de terror “It”, escrito por Stephen King, que ganhou uma adaptação na década de 2010, encarnado pelo ator Bill Skarsgård. 

A adaptação cinematográfica de “It” resultou em dois filmes, e em ambos, Skarsgård entrega uma performance assustadora desse icônico e aterrorizante vilão para uma nova geração.

publicidade

Leia também:

Thanos 

Josh Brolin como Thanos nos filmes dos Vingadores / Crédito: Marvel Studios

O poderoso titã possui uma crença fanática: a missão de equilibrar o universo, a qual ele busca realizar por meio do uso da Manopla do Infinito. Sua motivação central é reduzir pela metade a população do universo, acreditando que isso salvará o universo da superpopulação e da escassez de recursos.

publicidade

Thanos acredita firmemente que suas ações são justas, mesmo que isso implique na realização de atos terríveis. Essa complexidade adiciona camadas multifacetadas, que vão além de bem/mal ao antagonista de “Vingadores: Guerra Infinita” (2018) e “Vingadores: Ultimato” (2019).

Além disso, Josh Brolin emprega uma performance imponente e até carismática ao vilão do MCU.

publicidade

Killmonger

Michael B. Jordan como Killmonger em Pantera Negra / Crédito: Marvel Studios

O vilão de “Pantera Negra” (2018), interpretado pelo talentoso Michael B. Jordan, é um dos antagonistas mais complexos dos filmes de herói. 

Killmonger é movido por uma sensação de injustiça em relação às comunidades negras ao redor do mundo e acredita que Wakanda tem a responsabilidade de fazer a diferença. 

Embora suas ações sejam violentas e extremas, suas motivações são compreensíveis e fundamentadas em uma visão de justiça.

Silva

Javier Bardem como Silva em Skyfall / Crédito: Metro-Goldwyn-Mayer

Silva, do filme “007 – Operação Skyfall” (2012), é considerado um dos antagonistas mais memoráveis da franquia James Bond. O ator espanhol Javier Bardem, conhecido por interpretar vilões icônicos, como Anton Chigurh em “Onde os Fracos Não Têm Vez” (2007), recebeu elogios por sua atuação. 

Silva é um ex-agente do MI6 que foi traído e abandonado por seus superiores, tornando-se um ciberterrorista. Sua motivação central é buscar vingança contra M (Judi Dench) e o serviço de inteligência britânico por tê-lo traído e descartado. 

Astuto e manipulador, o vilão apresenta um comportamento excêntrico, incluindo um visual distintivo com cabelo platinado e uma atitude ameaçadora.

Calvin Candie

Calvin Candle em Django LIvre / Crédito: Columbia Pictures

O antagonista do filme “Django Livre” (2012), dirigido por Quentin Tarantino, é amplamente conhecido por sua brutalidade e racismo. O personagem interpretado por Leonardo DiCaprio encarna muitos dos aspectos sombrios e terríveis da instituição da escravidão.

A caracterização de Calvin Candie ao longo do filme transita desde uma fachada carismática no início da trama até momentos aterradores, nos quais ele revela toda a sua crueldade e repugnância.

Kylo Ren

Kylo Ren na terceira trilogia de Star Wars / Crédito: Disney (reprodução)

O personagem é um dos vilões mais interessantes da franquia Star Wars. O ator Adam Driver trouxe uma atuação com alta carga emocional ao personagem. Ele luta constantemente com o legado de sua família, sua conexão com a Força e o lado sombrio.

Sua vulnerabilidade, inseguranças e conflitos internos o tornam um personagem com o qual os espectadores podem se identificar, apesar de suas escolhas moralmente questionáveis.

Os conflitos morais e a jornada de redenção do personagem são um dos principais destaques da Terceira Trilogia Star Wars.

Lotso 

Lotso em Toy Story 3 / Crédito: Pixar (reprodução)

O urso de pelúcia cor-de-rosa com um aroma de morango e é o líder autoritário dos brinquedos da Creche Sunnyside, onde se desenrola a trama de “Toy Story 3“. 

Inicialmente, ele se apresenta como um líder acolhedor e amigável quando Woody e seus amigos chegam à creche, mas ao longo do filme, sua verdadeira natureza vilã é revelada. Lotso é, na verdade, um líder tirano e manipulador que mantém os brinquedos em um ambiente opressivo. 

Sua motivação é profundamente enraizada em sua história pessoal de abandono e mágoa, o que o tornou cínico e amargo em relação aos humanos e outros brinquedos. Ele é responsável por manter os brinquedos em cativeiro, negando-lhes a oportunidade de serem amados e brincados por crianças.

Kevin Wendell Crumb/ “A Besta”

James MacAvoy como A Besta em Fragmentado / Crédito: Universal Pictures (reprodução)

O protagonista do filme de M. Night Shyamalan, “Fragmentado” (2016), é também o grande vilão. Kevin Wendell Crumb, vivido por James McAvoy, possui Transtorno Dissociativo de Identidade (TDI), uma condição psicológica em que uma pessoa desenvolve múltiplas personalidades distintas.

Kevin não é exatamente um vilão tradicional no sentido convencional. No entanto, algumas de suas personalidades, como Dennis e Patricia, e, em particular, a denominada “A Besta,” representam uma ameaça central para os personagens do filme.

“A Besta” é uma das personalidades com habilidades sobrenaturais e uma sede de violência. Quando essa personalidade surge, estamos diante de um dos vilões mais assustadores dos últimos tempos.

Em 2019, Kevin retorna na sequência ”Vidro” ao lado de outro vilão icônico, o Sr Vidro. 

Koba

Koba em Planeta dos Macacos: O Confronto / Crédito: 20th Century Studios (reprodução)

O bonobo Koba é o grande antagonista do filme “Planeta dos Macacos: O Confronto“. Ele foi submetido a experimentos laboratoriais realizados por seres humanos, o que resultou em profundas cicatrizes físicas e emocionais.

Koba abriga um intenso ódio pelos humanos e não acredita na possibilidade de coexistência pacífica entre as duas espécies. Motivado pela vingança e pela ânsia pelo poder, ele lidera uma facção radical dentro da comunidade de macacos, cujo objetivo é a eliminação dos seres humanos. Ele também manipula a situação para provocar um conflito.

Inicialmente, Koba atua como o primeiro tenente de César, o nobre líder dos macacos geneticamente modificados. No entanto, ele trai César e tenta assassiná-lo para tomar o controle do grupo de macacos.

Immortan Joe

Immortan Joe em Mad Max – Estrada da Fúria / Crédito: Warner Bros. (reprodução)

O bizarro e aterrorizante Immortan Joe deixou uma marca indelével na mente daqueles que assistiram a “Mad Max: Estrada da Fúria” (2015). Interpretado por Hugh Keays-Byrne, Joe é o ditador de uma fortaleza situada em um deserto pós-apocalíptico. 

O vilão detém o controle absoluto sobre recursos vitais, como água e gasolina, transformando-os em ferramentas de dominação sobre sua população. Ele exerce uma autoridade opressiva sobre seus súditos e cultiva uma aura de culto ao redor de sua figura. Além disso, Joe possui uma aparência intimidante.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!