Uma investigação nos arquivos da Apollo 8 da NASA, realizada por Roberto Poole, revelou alguns detalhes da primeira missão tripulada que orbitou a Lua. A pesquisa descobriu a origem da imagem do século, a Earthrise (Nascer da Terra, em tradução), e da leitura do Livro do Gênesis feito pelos astronautas no Natal.

  • A Apollo 8 foi a primeira missão tripulada a realizar uma órbita na Lua;
  • Ela foi lançada no dia 21 de dezembro de 1968 e retornou para a Terra no dia 27 de dezembro, oito meses antes da primeira vez que o homem pisou na Lua;
  • A missão foi comandada por Frank Borman, acompanhado de Jim Lovell e Bill Anders.

Depois de chegarem à órbita da Lua, os astronautas realizaram três voltas no satélite sem ver a Terra. No entanto, na quarta, eles tiveram um vislumbre do nosso planeta que rendeu a foto impressionante da Earthrise.

O planejamento da missão orientava que os tripulantes da Apollo 8 tirassem fotos da Terra a partir da Lua, mas que dessem prioridade a fazer capturas da superfície do satélite. Foi enquanto Anders fazia imagens de crateras lunares usando uma câmera de filme preto e branco, que os astronautas observaram pela primeira vez o planeta surgindo atrás da Lua

Anders rapidamente fez uma captura do momento, usando a câmera que já estava em suas mão. Depois disso, ele tirou outra foto usando um filme colorido, a imagem que ficou conhecida como Earthrise. 

publicidade

A foto colorida, tirada às pressas, acabou ficando borrada, mas a imagem em preto e branco, ignorada durante muito tempo, é nítida e perfeita, segundo Poole em artigo da IFLScience. Agora recentemente ela foi colorida por especialistas usando fotos posteriores como referência, fornecendo um vislumbre do que os astronautas viram.

Leia mais:

Mensagem de Natal

Um dos outros feitos dos astronautas da Apollo 8 foi a leitura de um trecho do Livro do Gênesis em uma transmissão de rádio feita diretamente da órbita lunar no Natal. O livro está presente na Tora e na Bíblia cristã e seu primeiro capítulo conta a história da criação do mundo por Deus.

A escolha do que seria dito durante a transmissão foi deixada livre pela NASA para os astronautas escolherem, ficando a cargo de Borman esse papel. A mensagem precisava ser especial e apropriada ao momento.

Ela começou com o capitão Anders dizendo “A tripulação da Apollo 8 tem uma mensagem que gostaríamos de enviar a você”. Em seguida ele começou a leitura: “No princípio, Deus criou o céu e a Terra; e a Terra estava sem forma e vazia. Deus disse: ‘Haja luz’, e houve luz.”. O restante da passagem foi feita por Lovell e Borman, que finalizaram a mensagem com “Feliz Natal e que Deus abençoe a todos vocês — todos vocês na boa Terra”.

Apesar da NASA deixar a escolha livre, ela não foi feita sozinha. Em dúvida do que dizer na transmissão, Borman perguntou a um amigo publicitário, Simom Bourgen, que por sua vez passou para o jornalista Joe Laitin, que mencionou com sua esposa Christine.

Ela então consultou o Antigo Testamento e sugeriu que Bourman começasse do princípio. Imediatamente o astronauta percebeu que essa era a mensagem.