A semana começou com problemas para alguns usuários do Google Drive. O serviço que armazena dados de milhões de pessoas na nuvem enfrenta um erro que já sumiu com arquivos de mais de 140 pessoas.

O que aconteceu

  • Um dos primeiros relatos sobre a falha surgiu na última semana.
  • Mais de 140 usuários enfrentam o mesmo problema.
  • O post original diz que todos os arquivos salvos após maio de 2023 sumiram.
  • Segundo o usuário identificado como Yeonjoong, não houve exclusão acidental e nenhum dado foi movido para a lixeira.
  • Os passos de recuperação de arquivos sugeridos pelo próprio Google também não funcionam.
  • “Aconteceu a mesma coisa comigo! Estou em pânico”, disse outro usuário no fórum de ajuda do Google.

“Todos os meus arquivos modificados ou criados desde maio desapareceram. Milhares de arquivos e pastas. O suporte está trabalhando nisso há mais de uma semana”, comentou outra pessoa afetada pelo problema.

Leia mais:

Celular com o logotipo do serviço de armazenamento na nuvem Google Drive com um computador ao fundo
Imagem: Nopparat Khokthong/Shutterstock

O que diz o Google

O Google disse que está ciente do problema e que mais usuários “relataram o mesmo comportamento”: “Isso agora está sendo investigado por nossos engenheiros de produto (…) estamos aguardando uma análise da causa raiz e como podemos corrigi-la”.

publicidade

O que fazer para não perder arquivos do Drive?

Nesta segunda-feira (27), o time de suporte da empresa disse que ainda não pode “oferecer uma solução”. Por ora, a única recomendação é não fazer nenhuma alteração na pasta raiz do Drive (a principal que lista todas as suas pastas e arquivos salvos na nuvem). 

Uma correção definitiva deve ser liberada ainda esta semana, promete a gigante de buscas. Mesmo com uma possível solução chegando, ainda não ficou claro se os arquivos perdidos serão recuperados. Portanto, a dica é não alterar nada no seu Drive, pelo menos não até ter certeza que a falha foi resolvida de vez.