Dona do TikTok demite centenas de funcionários após fechar divisão de games

A ByteDance anunciou que demitirá centenas de funcionários de sua divisão de games ao fechar a Nuverse, publicadora de Marvel Snap
Por William Schendes, editado por Lucas Soares 27/11/2023 13h53
ByteDance
(Imagem: rafapress / Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A ByteDance, controladora do TikTok, revelou seus planos de cortar centenas de empregos da sua divisão de games ao fechar sua desenvolvedora e publicadora Nuverse. 

O número exato de demissões ainda não foi divulgado oficialmente, mas, conforme reportou o site de tecnologia chinês, 36Kr, cerca de 700 funcionários do negócio de jogos da Bytedance foram afetados pela medida. A subsidiária de games da empresa cresceu rapidamente desde 2021, alcançando cerca de 3.000 pessoas.

Leia mais:

Em comunicado enviado ao TechCrunch, um porta-voz da empresa disse que a medida acontece após uma revisão recente visando o “crescimento a longo prazo”:

Revisamos regularmente nossos negócios e fazemos ajustes para nos concentrarmos em áreas estratégicas de crescimento de longo prazo. Após uma análise recente, tomamos a difícil decisão de reestruturar nosso negócio de jogos.

ByteDance ao TechCrunch.

Nuverse publicou game Marvel Snap

Conforme reportou a Bloomberg, fontes próximas ao assunto disseram que a empresa encerrará projetos em desenvolvimento e avaliará a venda de seus títulos. Com exceção de dois títulos, todos os projetos em desenvolvimento da Nuverse foram encerrados, divulgou o 36Kr.

A Nuverse, adquirida pela ByteDance em 2017, é responsável pela publicação de jogos mobile como o popular Marvel Snap e One Piece: Blood Routes, além de ser a desenvolvedora de Crystal of Atlan e Earth: Revival, como observou o Engadget.

Nos últimos anos, a empresa comprou estúdios de jogos para competir com a desenvolvedora chinesa Tencent. Um exemplo é a aquisição do estúdio Moonton, que a gigante chinesa gastou US$4 bilhões, cerca de R$19 bilhões.

A medida acontece após a ByteDance realizar centenas de demissões na sua empresa de realidade virtual (VR), Pico, adquirida há dois anos.

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.