A NASA anunciou recentemente o lançamento de seu canal de streaming, o NASA+ (NASA plus), que significa que já podemos assistir a uma série de vídeos originais da agência espacial.

Conheça a NASA Television, a rede oficial de transmissão aberta para vários tipos de conteúdos. Agora é possível acompanhar eventos ao vivo e conteúdo original, como lançamentos, caminhadas espaciais, missões, além de outros temas, como conteúdo infantil, por exemplo.

Leia mais:

As plataformas de streaming são a maior tendência atual de transmissão de conteúdo, e com isso, a NASA viu uma grande oportunidade de popularizar suas pesquisas e descobertas por meio dessa via de comunicação. A partir de agora, usuários do mundo todo podem assistir aos vídeos esclusivos da NASA.

publicidade

A NASA+ (NASA Plus) é gratuita, não possui publicidade e nem bloqueio geográfico. Pode ser acessada de qualquer lugar, o que inclui o Brasil. E para abranger um público maior, também conta com programação em espanhol.

Consegui assistir alguns vídeos no NASA+ e foi como assistir pelo Youtube, inclusive com opções de legendas em português.

Como assistir ao streaming da NASA

Para baixar o aplicativo em seu smartphone ou tablet Android e iOS, acesse o Google Play ou Apple Store e procure pelo app NASA Plus. Faça o download e clique em ‘abrir’. Ao carregar, clique no botão ‘Watch’ na barra inferior para assistir. Escolha o conteúdo que deseja assistir e inicie.

Você pode acessar a NASA TV por meio de seu provedor local e pelas plataformas de distribuição de terceiros, como Apple TV, Roku e Fire TV e não só através do app NASA, além da versão web para computadores.

O que você encontra no NASA+

Vídeo disponível no streaming da NASA
  • Os sons do espaço: dados da NASA em sons. A Agência Espacial traduziu dados observacionais de telescópios como o Observatório de Raios-X Chandra da NASA, o Telescópio Espacial Hubble, o Telescópio Espacial James Webb e outros, e os traduziu em frequências correspondentes que podem ser ouvidas pelo ouvido humano. Uma equipe de cientistas, músicos e um membro da comunidade de cegos e deficientes visuais trabalhou para adaptar os dados da NASA. As faixas de áudio atendem primeiro aos ouvintes cegos e com baixa visão, mas são projetadas para qualquer pessoa que sintonize. 
  • Jogos e conteúdo interativos: há uma biblioteca de jogos educativos, visualizações de dados e aplicativos imersivos.
  • Blogs: os blogs da NASA fornecem as informações mais recentes sobre missões e programas da agência.
  • Boletins informativos: as últimas notícias da NASA recebidas por e-mail. É só se inscrever para receber as novidades.
  • E-books: você pode explorar os livros digitais para seus dispositivos de leitura eletrônica que narram a história do trabalho da NASA e as inovações que estão sendo desenvolvidas.

Alguns aplicativos de destaque da NASA

  • NASA Selfies – o app permite gerar fotos suas em um traje espacial virtual, posando em frente a lindos locais cósmicos, como a Nebulosa de Órion ou o centro da Via Láctea. A interface simples significa que você simplesmente tira uma foto sua, escolhe seu plano de fundo e compartilha nas redes sociais. Disponível para Android e iOs
  • Nave espacial AR (realidade aumentada) – nesse app, as naves espaciais da NASA que viajam para destinos distantes no espaço, chegam bem perto dos terráqueos usuários da plataforma . O aplicativo, chamado Spacecraft AR, usa a mais recente tecnologia de realidade aumentada (AR) para colocar modelos virtuais 3-D dos exploradores espaciais robóticos da NASA em qualquer ambiente com superfície plana. Disponível para Android.
  • NASA Spinoff – o aplicativo traça o perfil dos melhores exemplos de tecnologia que foram transferidos de pesquisas e missões da NASA para produtos comerciais. Desde sistemas de satélite que salvam vidas até robôs hospitalares que cuidam de pacientes e muito mais. Disponível para iPad.
  • Portfólio de patentes da NASA – aplicativo que permite navegar no portfólio de invenções e que pode ser útil para uma parceria de negócios. São mais de mil tecnologias disponíveis para licenciamento. Disponível para iPad.
  • Inovação tecnológica – O app apresenta os mais recentes inovadores em tecnologia espacial e desenvolvimentos de projetos em toda a agência, destacando os inventores, empreendedores e engenheiros de aplicação americanos que transformaram tecnologias de exploração espacial em produtos. Disponível para iPhone, iPad e Android.

Outros aplicativos da NASA por tópico:

Estão nestes assuntos – Aeronáutica; Terra; História; Estação Espacial, Sistema Solar e Universo, separados por tópicos

Podcasts

Você encontrará entrevistas com astronautas e engenheiros, programas narrativos que levam a um passeio pela galáxia e um diversificado portfólio de podcasts da NASA.

O investimento da NASA no streaming começou no início deste ano, quando renovou seus sites nasa.gov e science.nasa.gov, totalmente remodelados, com uma nova base para pesquisas, dados climáticos e informaçoes sobre missões espaciais. A iniciativa faz parte de um esforço para garantir que o conteúdo da agência seja mais acessível, detectável e seguro para o público, segundo nota divulgada pela agência.

Destaques do conteúdo original do NASA+:

  • Série documental acompanhando imagens do Telescópio Espacial James Webb, bem como uma segunda série destacando o telescópio espacial mais poderoso do mundo, do laboratório ao lançamento;
  • Programas infantis animados sobre os planetas, mistérios do universo e mundos intergalácticos;
  • Série contando histórias pessoais de astronautas negros da NASA;
  • Série que leva os espectadores aos bastidores enquanto um grupo de cientistas trabalha para devolver a primeira amostra de asteroide da América;
  • Visuais em ultra-alta definição do cosmos com trilha sonora;
  • Conteúdo em espanhol, incluindo uma série destacando funcionários hispânicos e latinos da NASA, conteúdos climáticos para crianças, entre outros.

No NASA+ você também poderá assistir aos vídeos de transmissão de eventos ao vivo, onde pessoas de todos os lugares poderão acompanhar em tempo real enquanto a agência lança experimentos científicos e astronautas ao espaço.