Siga o Olhar Digital no Google Discover
O Google esclareceu, nesta terça-feira (28), o motivo da falha no Google Drive na última segunda (27), que levou à exclusão de arquivos de algumas pessoas. De acordo com a empresa, o problema está relacionado à versão desktop da plataforma e que não é recomendado utilizá-la até a correção.
Ofertas
Por: R$ 2.288,93
Por: R$ 8,28
Por: R$ 1.998,89
Por: R$ 2.498,89
Por: R$ 491,92
Por: R$ 129,90
Por: R$ 412,69
Por: R$ 593,00
Por: R$ 3.598,94
Por: R$ 499,00
Por: R$ 369,00
Por: R$ 1.616,02
Por: R$ 179,90
Por: R$ 2.759,00
Por: R$ 199,00
Por: R$ 166,19
Por: R$ 399,00
Por: R$ 132,00
Por: R$ 505,00
Correção no Google Drive
Em publicação na página de suporte do Google Drive, um funcionário explicou que a big tech ainda está investigando o problema e que dará mais atualizações em breve. No entanto, esclareceu que a falha atingiu apenas “uma quantidade limitada de usuários do Drive para desktop“.
Leia mais:
- Google Drive some com arquivos de usuários; veja como evitar o problema
- Como entrar no Google Fotos e acessar suas imagens no PC ou celular
- Onde fica o backup do WhatsApp no Android e iPhone?
O que aconteceu?
- Na segunda-feira (27), alguns usuários do Google Drive reportaram falhas no funcionamento da plataforma, que teria sumido com arquivos pessoais. Mais de 140 pessoas relataram problemas no fórum da empresa;
- O primeiro relato teria surgido na semana anterior e o post original, de um usuário identificado como Yeonjoong, dizia que todos os arquivos salvos após maio de 2023 sumiram;
- Segundo ele, não houve exclusão acidental e os arquivos não estavam na lixeira;
- Os passos sugeridos pelo Google não funcionaram;
- A empresa se manifestou dizendo estar ciente do problema, que estaria investigando o caso e trabalhando para corrigi-lo. No entanto, o suporte da big tech não pôde oferecer solução no momento.

O que fazer para evitar o bug
A única recomendação do Google na segunda-feira (27) foi não fazer nenhuma alteração na pasta raiz do Drive (a principal, que lista todas as suas pastas e arquivos salvos na nuvem).
Já nesta terça-feira (28), a empresa indicou aos usuários que não desconectem a conta do Drive na versão desktop, tanto em Windows quanto macOS e não apaguem ou movam pastas. Além disso, vale ressaltar que, caso você precise sincronizar algum arquivo ou fazer backup das informações na plataforma, é melhor aguardar a falha ser corrigida.
A big tech prometeu uma solução esta semana, mas não ficou claro se os arquivos perdidos serão recuperados.