O Google esclareceu, nesta terça-feira (28), o motivo da falha no Google Drive na última segunda (27), que levou à exclusão de arquivos de algumas pessoas. De acordo com a empresa, o problema está relacionado à versão desktop da plataforma e que não é recomendado utilizá-la até a correção.

Correção no Google Drive

Em publicação na página de suporte do Google Drive, um funcionário explicou que a big tech ainda está investigando o problema e que dará mais atualizações em breve. No entanto, esclareceu que a falha atingiu apenas “uma quantidade limitada de usuários do Drive para desktop“.

Leia mais:

O que aconteceu?

  • Na segunda-feira (27), alguns usuários do Google Drive reportaram falhas no funcionamento da plataforma, que teria sumido com arquivos pessoais. Mais de 140 pessoas relataram problemas no fórum da empresa;
  • O primeiro relato teria surgido na semana anterior e o post original, de um usuário identificado como Yeonjoong, dizia que todos os arquivos salvos após maio de 2023 sumiram;
  • Segundo ele, não houve exclusão acidental e os arquivos não estavam na lixeira;
  • Os passos sugeridos pelo Google não funcionaram;
  • A empresa se manifestou dizendo estar ciente do problema, que estaria investigando o caso e trabalhando para corrigi-lo. No entanto, o suporte da big tech não pôde oferecer solução no momento.

publicidade
Google Drive para empresas
Imagem: rafapress/Shutterstock

O que fazer para evitar o bug

A única recomendação do Google na segunda-feira (27) foi não fazer nenhuma alteração na pasta raiz do Drive (a principal, que lista todas as suas pastas e arquivos salvos na nuvem). 

Já nesta terça-feira (28), a empresa indicou aos usuários que não desconectem a conta do Drive na versão desktop, tanto em Windows quanto macOS e não apaguem ou movam pastas. Além disso, vale ressaltar que, caso você precise sincronizar algum arquivo ou fazer backup das informações na plataforma, é melhor aguardar a falha ser corrigida.

A big tech prometeu uma solução esta semana, mas não ficou claro se os arquivos perdidos serão recuperados.