No início de 2023, a britânica ZeroAvia divulgou um estudo que mostra como voos domésticos podem ter uma pegada de carbono por passageiro menor que outros meios de transporte comuns como automóvis e trens. Para isso, segundo a empresa britânica, as aeronaves precisavam ser alimentadas por hidrogênio verde.

O próximo passo foi desenvolver e testar com sucesso um poderoso sistema de propulsão elétrico a hidrogênio que permite operar aeronaves com zero emissões sem sacrificar desempenho: o ZA600.

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Agora é a vez da indústria adotar a tecnologia e renovar suas frotas de aviões existentes. Esse é o plano da Ecojet para mudar o impacto ambiental da aviação: oferecer voos comerciais com zero emissões usando o inovador trem de força elétrico a hidrogênio em toda a sua frota.

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  • Para tirar o plano do papel, a companhia aérea 100% verde do Reino Unido, firmou uma parceria com a ZeroAvia — que já decolou com sucesso um avião de passageiros movido a hidrogênio.
  • A Ecojet, que também deseja operar aeronaves totalmente elétricas, será o primeiro cliente oficial a usar o novo motor assim que for oficialmente certificado. O que está previsto para acontecer em 2025.
  • A empresa irá modernizar toda a frota com motores elétricos a hidrogênio e já se comprometeu a adquirir 70 unidades do ZA600 (o valor do negócio não foi revelado).
A ZeroAvia é um desenvolvedor britânico/americano de aeronaves hidroelétricas. Imagem: Divulgação

Vale ressaltar que a ZeroAvia já completou dez voos de teste para o motor ZA600 em sua base no Reino Unido. O revolucionário motor sustentável irá equipar também hidroaviões adaptados na Espanha.