A Amazon está se juntando à briga de geração de imagens com inteligência artificial lançando o seu próprio modelo que transforma texto em imagem: o Titan. Anunciado oficialmente nesta quarta-feira (29) durante a conferência ‘AWS re:Invent‘, a ferramenta da big tech promete criar “imagens realistas com qualidade de estúdio”.

O que foi divulgado pela Amazon

  • Segundo a empresa, não se trata de um aplicativo ou site independente, mas sim uma ferramenta que desenvolvedores podem usar para criar seus próprios geradores de imagens.
  • Diferente de alternativa populares, como o DALL-E da OpenAI, o Titan será voltado para o público empresarial.
  • Todas as imagens criadas terão o que a Amazon chama de “marcas d’água invisíveis”. 
  • A empresa inclusive criou uma API que permite verificar a origem de cada imagem.
  • Os desenvolvedores escolherão como fornecer essas informações aos usuários. 
O Titan Image Generator permite que desenvolvedores criem aplicativos de criação de imagens.
O Titan Image Generator permite que desenvolvedores criem aplicativos de criação de imagens.
Imagem: Divulgação/Amazon

Leia mais:

publicidade

“Queríamos uma maneira de marcar uma imagem como criada com IA que não interferisse no visual, não tivesse latência e não pudesse ser cortada ou compactada”, disse Vasi Philomin, vice-presidente de IA generativa da AWS, ao The Verge.

O vice-presidente de banco de dados, análise e aprendizado de máquina da AWS, Swami Sivasubramanian, fez uma prévia do Titan Image Generator no evento, apontando para a capacidade do modelo de criar imagem a partir de instruções em texto e até alterar os planos de fundo.

publicidade

A Amazon anunciou mais modelos baseados no Titan. O Text Lite, por exemplo, serve para tarefas leves de geração de texto, enquanto o Text Express será mais robusto e poderá alimentar aplicativos de conversação.

Assim como outras empresas, a Amazon também confirmou que estenderá a indenização por direitos autorais aos clientes que usarem o Titan.