A Microsoft lançou oficialmente a integração do DALL-E 3 no saudoso Paint para todos os usuários do Windows 11. Agora, é possível usar o aplicativo para criar imagens geradas por IA usando a tecnologia da OpenAI.

Até então, o recurso estava disponível apenas nas versões de teste do sistema (canais Canary e Dev) e foi lançada em setembro para mais usuários (canal Release Preview). Agora, a partir desta semana, todos poderão experimentar o poder do DALLE-3 no Paint.

Leia mais:

Como funciona o Cocreator?

  • Para usar o recurso, basta abrir uma janela vazia no Paint e clicar no botão ‘Cocreator’ (ele fica do lado direito da barra de ferramentas).
  • Em seguida, é preciso fornecer uma descrição em texto do que gostaria de ver na tela usando a “magia da IA”.
 Mais recursos de arte e estilos estão disponíveis na barra lateral. Imagem: Reprodução

Vale ressaltar que a Microsoft pode solicitar que algumas pessoas se inscrevam em uma lista de espera através do painel lateral e pode levar alguns dias até conseguir a aprovação para usar o novo recurso. Outra dica para experimentar a novidade é verificar se o seu Paint está atualizado para a última versão disponível na Microsoft Store.

publicidade

Embora o gerador de imagens seja uma nova adição ao Paint, vale lembrar que a Microsoft já incorporou o recurso de criação de texto para imagem do DALL-E 3 em outros serviços. O chatbot de pesquisa do Bing foi o primeiro, seguido pelo novo assistente de IA Copilot.

O novo Microsoft Paint

A Microsoft tinha decretado a “morte” do Paint, marca registrada do Windows, lá em 2017. Depois de muita polêmica, a empresa acabou desistindo da ideia, o que gerou um novo Paint repaginado para o Windows 11 após quase dez anos sem mudanças significativas no aplicativo.

Após a última reformulação, o saudoso Paint continua sendo uma ferramenta popular e cada vez mais completa. Uma atualização recente adicionou, por exemplo, recursos de remoção de fundo e camadas, também no Windows 11, o que permite trabalhar de forma independente em cada “camada” de imagens.