(Imagem: Divulgação/Apple)
O iOS 17 (sistema operacional dos modelos mais recentes do iPhone) trouxe o NameDrop – recurso por meio do qual o usuário compartilha uma espécie de cartão de visitas, com informações como número de telefone e e-mail. Mas vários departamentos de polícia dos EUA tem recomendado que pais e responsáveis desativem essa funcionalidade dos celulares de quem eles cuidam.
A polícia de Mount Pleasant, no estado do Wisconsin, publicou um alerta numa rede social no qual aponta que esse recurso pode ser “facilmente confundido por idosos, crianças e outros indivíduos vulneráveis”. Polícias de Halifax (Massachussets), Henry (Geórgia) e Middletown (Connecticut) também publicaram alertas parecidos.
Leia mais:
A funcionalidade faz parte do AirDrop, sistema de compartilhamento que funciona exclusivamente entre aparelhos da Apple (por exemplo: iPhone, iPad e Mac). Em “Meu Cartão”, que fica em “Contatos”, o usuário consegue customizar o que “dropar” por meio do recurso.
Para o compartilhamento acontecer, os iPhones precisam estar próximos um do outro – para cancelá-lo, basta afastar. Antes do compartilhamento acontecer, o usuário pode escolher se quer compartilhar seu contato e receber o contato da outra pessoa, ou apenas recebê-lo em seu aparelho.
Caso você tenha ficado preocupado e queira desativar o AirDrop, vá em “Ajustes”, depois “Geral” e “AirDrop”. Na função “Começar a Compartilhar ao”, desative a opção “Aproximar Dispositivos”.
No entanto, a revista Wired publicou um artigo recentemente no qual defende que você não precisa desativar esse recurso do iOS.
Embora o NameDrop seja ativado automaticamente quando você atualiza para o iOS 17, é importante observar que o consentimento é necessário durante todo o processo. Alguma pessoa aleatória na rua não pode simplesmente esbarrar em você por alguns segundos e depois sair com seu número de telefone.
Trecho de artigo publicado pela revista Wired
Esta post foi modificado pela última vez em 29 de novembro de 2023 09:14