Se você tem uma conta Google inativa há muito tempo, é melhor correr caso queira mantê-la. Isso porque a gigante das buscas começa a deletar esses perfis nesta sexta-feira (1).

A operação de limpeza de cadastros do Google vai afetar contas que não são utilizadas ao menos há dois anos. A determinação foi anunciada em maio deste ano, com vistas a prevenir riscos de segurança.

publicidade

Leia mais:

Pesquisas internas da empresa mostraram que contas mais antigas têm mais tendência de dependerem de senhas recicladas e menos prováveis de ter medidas de segurança atualizadas, como verificação de dois fatores, fazendo delas alvos mais fáceis de spams, hackers e pishings.

publicidade

Desde agosto, o Google vem enviando mensagens de alerta aos usuários dessas contas, inclusive para os e-mails secundários cadastrados nesses perfis. Em abordagem por etapas, as primeiras contas a seres excluídas são as criadas e nunca mais revisitadas.

Queremos proteger suas informações privadas e prevenir qualquer acessão não-autorizado à sua conta, mesmo se você não está mais usando nossos serviços.

Google, em atualização de políticas em agosto

Quais contas serão afetadas?

CNN expõe que há algumas contas que são exceção e não deverão ser deletadas:

publicidade
  • Com canais no YouTube;
  • Com valores de cartões de presente pendentes;
  • Que compraram itens digitais, como livros ou filmes;
  • Que publicaram apps e que são ativas em plataformas, como a Play Store.

A decisão de excluir contas é um passo adiante em relação a uma política antiga do Google, que, em 2020, afirmou que seus usuários teriam conteúdos apagados de serviços que pararam de usar, mas as contas não seriam excluídas.

Tática é essencial

O CPO e cofundador da Veriti, empresa de cibersegurança, Oren Koren, afirmou que a deleção de contas antigas é passo-chave para garantir a segurança. Ele afirma também que contas velhas são frequentemente vistas como de baixo risco e, por isso, pode ser uma abertura para pessoas maliciosas.

publicidade

A deleção de contas antigas pode forçar os hackers a criar novas contas, uma ação que, agora, requer verificação do número de telefone. Ainda, a deleção acaba com dados antigos que podem ter sido vazados em algum momento.

Removendo proativamente essas contas, o Google encolhe efetivamente a superfície de ataque disponível para os cibercriminosos. Essa ação da empresa exemplifica tendência mais ampla na cibersegurança: adotar passos preemptivos para fortalecer o cenário geral de segurança digital.

Oren Koren, CPO e cofundador da Veriti, em entrevista à CNN

Como evitar que minha conta seja excluída?

Para evitar a exclusão de sua conta, caso ela esteja entre as contas passíveis de deleção, tudo o que você precisa fazer é logar em sua conta do Google ou em qualquer serviço ao menos uma vez a cada dois anos e, se possível, ler um e-mail, assistir um vídeo ou realizar uma busca simples, entre outros.