A NASA anunciou na quarta-feira (29) que o Telescópio Espacial Hubble entrou em modo de segurança no dia 23 de novembro. A interrupção foi automática e os pesquisadores apontam que isso não comprometeu o observatório e que trabalhos já estão sendo realizados para que ele volte a operar normalmente.

Para quem tem pressa:

publicidade
  • A entrada do Hubble no modo de segurança está relacionado a falha em um dos seus três giroscópios;
  • O dispositivo é responsável por identificar a direção em que o Hubble está, função importante para suas operações;
  • Os cientistas não estão tão preocupados com os problemas, isso porque não é a primeira vez que o telescópio passa por isso.

A entrada no modo de segurança está relacionada a falha em um dos seus giroscópios, responsáveis por medirem as taxas de rotação do telescópio para obter leituras direcionais.

Os giroscópios geralmente são dispositivos que possuem rodas girando rapidamente ou feixes de luz circulantes, que ajudam a saber para onde um objeto está direcionado. No Hubble, que faz imagens de regiões muito específicas do espaço profundo, eles acabam por desempenhar um papel muito importante de direcionamento.

publicidade

Leia mais;

Problemas no giroscópios

Na última missão de manutenção do telescópio, realizada em 2009, seis novos giroscópios foram instalados no Hubble. Astronautas foram até o observatório na órbita da Terra e adicionaram os novos dispositivos. Atualmente, apenas três deles estão em operação, e um deles está com problema.

publicidade

O giroscópio com problemas tem passado por flutuações já há algum tempo, o que o colocou Hubble em modo de segurança no dia 19 de novembro, mas já no dia seguinte ele voltou a operar normalmente. No dia 21, as coisas voltaram a piorar e mais uma vez os pesquisadores solucionaram os problemas. A interrupção do dia 23, no entanto, segue persistindo, e as operações científicas seguem suspensas.

Apesar disso, os pesquisadores não estão tão preocupados. Isso porque, essa não é a primeira vez que o Hubble entra em modo de segurança devido aos giroscópios.  Em 2018, por exemplo, o telescópio passou por problemas muito parecidos, provavelmente até piores.

publicidade

Além disso, a NASA em comunicado apontou que o telescópio não precisa do giroscópio que está apresentando problemas. Na verdade, apenas um deles é necessário para garantir o funcionamento do Hubble. A utilização dos três é apenas para obter eficiência máxima do conjunto.