O ano está acabando e o mês de dezembro está repleto de novidades, além de duas chuvas meteoro temos um lançamento bastante misterioso dos Estados Unidos. O mês ainda pode contar com (mais um) lançamento da Starship, que Elon Musk afirma que pode voar até o natal, mas até agora não existem mais informações concretas sobre isso. Se quiser ver mais do que te aguarda esse ano, preparamos ainda esse guia de fases da lua.

Veja abaixo nosso calendário astronômico de outubro com os eventos mais importantes. Lembramos que todas as datas, horários e referências geográficas consideram um observador baseado em Brasília, e podem ser ligeiramente diferentes de acordo com sua posição no país.

Leia mais:

Calendário astronômico de novembro

1 de dezembro: Nesta sexta-feira (1º), às 6h25 (pelo horário de Brasília), um foguete Soyuz-2-1a decola da plataforma Pad 6/31, no Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, lançando a nave de carga Progress MS-25 para a Estação Espacial Internacional (ISS), no último lançamento espacial da Rússia em 2023.

publicidade
Mais recente lançamento da Roscosmos: o foguete porta-aviões Soyuz-2.1a foi lançado com sucesso com a espaçonave Soyuz MS-19 tripulada do Site 31 (‘Vostok’), plataforma de lançamento nº 6 do Cosmódromo de Baikonur como parte do projeto científico e educacional ‘Desafio’. De acordo com a sequência de vôo de 529,3 segundos de vôo, a espaçonave separou-se nominalmente do terceiro estágio do porta-aviões na órbita do alvo. Imagem: Roscosmos

5 de dezembro: às 2h49 começa a Lua minguante do mês.

10 de dezembro: Um foguete SpaceX Falcon Heavy lançará o secreto avião espacial X-37B da Força Espacial dos EUA em sua 7ª missão ao espaço. O Falcon Heavy será lançado a partir do Complexo de Lançamento-39A, no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida. Isto marca a primeira vez que o X-37B será lançado em um Falcon Heavy. Adiado de 7 de dezembro.

Avião espacial X-37B que será utilizado na missão ultra secreta (Crédito: Força Espacial do Estados Unidos)
Avião Espacial X-37B retornando de uma missão. Crédito: Força Espacial dos Estados Unidos

12 de dezembro de 2023: às 20h32 chega a Lua Nova de dezembro. 

14 de dezembro: Um dos eventos astronômicos mais aguardados do ano, a chuva de meteoros Geminídeas é a última de 2023. Ela atinge seu pico entre os dias 13 e 14. Essas duas noites representam as melhores oportunidades para ver incríveis “estrelas cadentes”, que, nesse caso em específico, são bem brilhantes e podem ser até coloridas. 

Essa chuva de meteoros, que tem seu radiante na constelação de Gêmeos (por isso o nome), é um dos eventos astronômicos mais aguardados do ano
(Créditos: Peter Forister)

19 de dezembro: às 15h32 começa a Lua Crescente de dezembro.

21 de dezembro: Os meteoros Ursídeos recebem este nome porque se espalham nas proximidades da estrela brilhante Kochab, na constelação da Ursa Menor. O pico acontece no dia 21. Eles estão associados ao cometa 8P/Turtle, descoberto em 1790, e ocorrem quando a Terra passa pela trilha de poeira e detritos deixados ao longo da órbita do cometa.

24 de dezembro: Um foguete Vulcan Centaur da United Launch Alliance será lançado em seu voo inaugural com o módulo lunar comercial Peregrine para Astrobotic.

27 de dezembro de 2023: às 21h33 começa a Lua Cheia de dezembro.