Expandindo sua linha europeia de veículos elétricos a bateria (BEVs), a Toyota revelou na segunda-feira (4) mais dois novos carros-conceito totalmente elétricos com lançamento programado para 2025. Os chamados Urban SUV e Sport Crossover se juntarão ao único modelo BEV oficialmente a venda da marca, o bZ4X. 

O que você precisa saber: 

  • Os novos conceitos também se juntam ao futuro Toyota bZ (Beyond Zero) Compact SUV, anunciado ano passado; 
  • O Urban SUV é inspirado no Yaris Cross da Toyota, campeão de vendas da classe. Ele está mais perto da produção, com previsão de lançamento na Europa ainda em 2024; 
  • Com menos detalhes, sabe-se apenas que o Sport Crossover terá um perfil fastback inclinado, uma alternativa mais elegante aos SUVs tradicionais. A montadora espera que esse conceito entre em produção em 2025; 
  • A ideia é que até 2026 a Toyota já possua ao menos seis modelos no mercado, e até 2035 consiga 100% de neutralidade de carbono. 

Leia mais! 

Veja abaixo as fotos: 

publicidade

Urban SUV 

Sport Crossover 

Além dos novos BEVs, a Toyota também pretende lançar em 2026 baterias de próxima geração: uma com foco no desempenho, oferecendo uma estrutura convencional com o dobro do alcance do bZ4X. A segunda será projetada para estimular a adoção de EVs, oferecendo um produto de menor custo, mas com qualidade — com essa, a Toyota planeja alcançar uma autonomia 20% maior e um custo 40% menor do que o bZ4X. 

A montadora japonesa planeja ainda uma terceira bateria de alto desempenho com cátodo de alto níquel e tecnologias bipolares. “Esperam-se custos ainda mais baixos e uma autonomia ainda maior”. 

As baterias de estado sólido também estão avançando. Em comunicado, a japonesa informou que “um método para produção em massa está atualmente sendo desenvolvido e estamos nos esforçando para a comercialização em 2027-2028, com capacidade de produção de várias dezenas de milhares de veículos” — com as céluas de estado sólido, a meta da montadora é um tempo de carregamento de 10 a 80% em apenas 10 minutos.