Grand Theft Auto (GTA) é uma das franquias mais icônicas e duradouras no mundo dos videogames. Desde seu início até os dias de hoje os jogadores têm se questionado se todos esses jogos compartilham um único universo coeso. E a verdade é que sim, estes jogo fazem parte de um mesmo universo, mas que a Rockstar, criadora da franquia, acabou por dividir em 3 eras diferentes. Confira;

Leia também:

publicidade

O Universo 2D: O Início da jornada em GTA

Tudo começou em 1997 com o lançamento de “Grand Theft Auto”, um jogo que se desenrolou em um ambiente 2D, oferecendo uma visão de cima para baixo da cidade. Este foi o ponto de partida para uma saga que viria a se tornar uma das mais amadas do mundo dos videogames.

Este universo 2D inclui jogos como “Grand Theft Auto” (1997), “Grand Theft Auto: London 1969” (1999), “Grand Theft Auto 2” (1999), e outros. No entanto, a estrutura narrativa desses títulos era mais solta, e a conexão entre eles não era tão evidente quanto nos jogos posteriores.

publicidade
Imagem: Hardware/Reprodução

O Salto para o Universo 3D: Coesão emergente

O lançamento de “Grand Theft Auto III” em 2001 marcou uma revolução na franquia. O universo 3D trouxe consigo uma narrativa mais coesa, personagens mais desenvolvidos e um mundo aberto verdadeiramente expansivo. Este jogo foi uma virada de página significativa, estabelecendo as bases para muitos títulos futuros da série.

Dentro do universo 3D, além de GTA III, destacam-se “Grand Theft Auto: Vice City” (2002) e “Grand Theft Auto: San Andreas” (2004). Estes títulos compartilham uma continuidade mais clara, com personagens que às vezes fazem aparições em múltiplos jogos, formando um panorama mais sólido do universo GTA, como é o caso dos protagonistas de GTA III, que possuem participações em San Andreas.

publicidade
GTA
(Imagem: Rock Star Games)

O Universo HD: Gráficos aprimorados, histórias também

Com a chegada da era HD, a franquia deu outro salto evolutivo. “Grand Theft Auto IV” (2008) e “Grand Theft Auto V” (2013) ofereceram mundos ainda mais expansivos, gráficos impressionantes e narrativas complexas.

Ao contrário do que se imaginava, nesse caso, os jogos não compartilham o mesmo universo da era 3D, como muitos esperavam. Com o lançamento de GTA V, muitos fãs esperavam ansiosos a aparição de CJ, o protagonista de San Andreas, mas por serem de universos distintos isso não aconteceu.

publicidade

Entretanto, a personagens e menções constantes de GTA IV no quinto jogo numero da franquia, o que deixa mais do que confirmado a ligação entre esses jogos dessa era especificamente.

GTA 5
GTA 5 (Imagem: Divulgação)

Outros universos em GTA

Apesar dos universos serem diferentes, eles compartilham as mesmas cidades, mas não os mesmos acontecimentos. Entretanto, algo curioso, é que alguns outros jogos da Rockstar que aparentemente não possuem ligação com a franquia GTA, em algum momento são mencionados em determinados jogos.

A franquia Manhunt por exemplo é uma delas, a ser mencionada num dos GTA’s, tendo suas cidades fictícias mencionadas. Outra cidade mencionada nos jogos da franquia Grand Theft Auto é a famigerada Bullsworth, do jogo Bully. Ainda que sejam menções e easter eggs com pouca relevância, é curioso pensar que esses jogos podem estar todos interligados de alguma forma.

Apesar disso, a confirmação entre a coexistência dos jogos que se passam num mesmo universo, apesar de serem em eras diferenças, abre margem para muitas teorias. Não se sabe ao certo se o universo ainda em continuidade será o HD, ou se com a iminente chegada GTA 6 um novo universo surgirá, mas é certo que haverão referências bem claras quanto a isso.