Esses são alguns destaques da edição desta terça-feira (5):
Reforma tributária: de eletrônicos a carros, o que ficará mais barato?
A primeira parte da reforma tributária, que simplifica e unifica tributos sobre o consumo, passou pela Câmara dos Deputados e, depois, pelo Senado Federal. Como sofreu uma série de modificações, o texto voltou à Câmara. O governo quer votar a proposta ainda neste ano. Mas como a reforma tributária pode influenciar sua vida? Quais preços mudarão? Para entender melhor o assunto, conversamos com o Vitor Soares, advogado tributarista.
Buraco no Sol: perigo ou espetáculo?
Uma corrente de vento solar que veio de um buraco coronal gigante no Sol está atingindo a Terra. Existem motivos para preocupação ou teremos apenas auroras?
Astronauta registra “duende vermelho” sobre a Terra
Uma imagem verdadeiramente impressionante foi capturada pelo astronauta Andreas Mogensen, da Agência Espacial Europeia (ESA), na última semana. O registro mostra um red sprite, que em tradução literal significa “duende vermelho”– um tipo incomum de descarga elétrica raramente visto da Terra. Em seu perfil no Instagram, o dinamarquês explicou que a captura da imagem faz parte do experimento Thor-Davis. Neste estudo, Mogensen se dirige ao módulo do observatório de cúpula da Estação Espacial Internacional (ISS) todos os sábados para tentar fotografar tempestades de cima.
Ninhada zumbi de cigarras tem som captado por cabos de fibra óptica
O poderoso canto de cigarras Brood X (ou ninhada X) foi monitorado por pesquisadores por meio de sensoriamento acústico distribuído (DAS), baseado em cabos de fibra óptica com dispositivos optoeletrônicos acoplados. Esse tipo de tecnologia é usada para detectar vibrações causadas por atividades sísmicas e outros eventos sonoros das mais variadas intensidades. Conhecidas por serem os insetos mais barulhentos do planeta, as cigarras chamaram a atenção do físico Sarper Ozharar no início de 2021, quando ele percebeu um sinal estranho nos dados do DAS em Princeton, no estado norte-americano de Nova Jersey. Naquele momento, Ozharar estava analisando índices relacionados a terremotos e atividades vulcânicas na região.
Adesivo de vacina sem agulha pode proteger contra o vírus da Zika
Um adesivo inovador que promete uma forma eficaz e indolor de combater o vírus da Zika está sendo desenvolvido na Austrália. O sistema, que utiliza a tecnologia de microarranjo de alta densidade (HD-MAP), pode ser um importante avanço na vacinação contra a doença, conforme revelado em um estudo publicado na revista científica Molecular Therapy Nucleic Acids.
O Olhar Digital News é exibido de segunda a sexta em nossas redes. Acompanhe!