Esta bicicleta elétrica é feita de carbono reciclado e pesa menos de 1 kg; conheça

Fibra de carbono já é usada no setor do ciclismo, incluindo bicicletas elétricas, mas é de difícil reciclagem; empresa quis mudar isso
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Rodrigo Mozelli 07/12/2023 04h00
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Imagem: Divulgação/Velos Advancements
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A fibra de carbono não é novidade no setor do ciclismo. Pelo contrário: o material é usado amplamente nas bicicletas, deixando as mais leves e fáceis de serem pedaladas. No entanto, o carbono tem desvantagens associadas à sustentabilidade, já que a fibra consome muita energia para ser produzida e é difícil de ser reciclada. É aí que entra uma nova bicicleta elétrica.

A empresa da Nova Zelândia, chamda Velos Advancements, quer fazer a diferença nesse setor e apresentou a Holocene Superbike, que vai usar fibra de carbono reciclada e criar modelo ainda mais leve.

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Fibra de carbono reciclada

De acordo com o InsideEVs, a Velos Advancements obtém a fibra de carbono reciclada de outras empresas que usam o material.

No entanto, o fato de o componente ser reutilizado não significa que ele será mais barato: a e-bike sairá por valor significativamente maior que os de muitos outros modelos elétricos – e até de carros no Brasil. O valor inicial, com pacote de customização básico, é de US$ 14.800, cerca de R$ 72.570.

Imagem: Divulgação/Velos Advancements

Mais informações sobre a e-bike

  • Apesar de o preço assustar, a bicicleta elétrica aposta em alguns chamativos: ela terá leque enorme de opções de customização de outras marcas notáveis do setor e será feito com outros materiais de qualidade aeroespacial;
  • Isso vai resultar em peso de 900 a 950 gramas. Ou seja, será mais fácil transportar a bicicleta na mão do que uma sacola de mercado;
  • O modelo ainda será oferecido em seis tamanhos diferentes para atender pilotos de diferentes alturas;
  • A Holocene Superbike já está disponível para pré-venda no site da marca, com as primeiras enviadas a partir de 2024. Serão apenas 100 unidades fabricadas inicialmente;
  • A Velos Advancements não chegou a divulgar especificações do modelo.

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.