Busca inspiração para moda, beleza, decoração, entretenimento, viagem e mais? O Pinterest divulgou nessa semana seu relatório anual de tendências para 2024, que traz tudo que deve bombar no próximo ano para consumidores e anunciantes da plataforma.

Leia mais:

O “Pinterest Predicts” é feito a partir dos dados da rede social que analisa bilhões de pesquisas feitas por 480 milhões de usuários em todo o mundo, como informou a empresa. Utilizando tecnologias de aprendizado de máquina foi possível organizar e resumir todas as tendências para o próximo ano. Confira:

23 tendências no Pinterest em 2024

  • “Vovôcore” – Neste ano, em vez de refletir os conceitos do “novo” e da “juventude”, o setor de moda vai abusar da excentricidade ao olhar para o passado com os óculos de grau dos nossos avôs. O foco vão ser as peças retrô e os looks vintage personalizados, já que a geração Z e os boomers lideram o crescimento nas pesquisas por “estilo vovô”, “estilo de roupas eclético” e “moda urbana retrô”.
  • “Viva a água-viva” – Lançamento em primeira mão: da decoração à alta costura e ideias de beleza, em 2024, nossa musa vai ser a transparente e fascinante água-viva. A geração Z e os millennials estão impulsionando essa tendência, com pesquisas por itens, roupas e até mesmo cortes de cabelo inspirados por esse misterioso animal marinho, como “luminária de água-viva”, “touca jellyfish” e “corte água-viva”.
  • “Uma gracinha de cozinha” – No próximo ano, a geração X e os boomers vão investir no design da cozinha, com itens clássicos (o pinguim de geladeira não pode faltar!), eletrodomésticos vintage e cores berrantes como o rosa retrô. Em baixa: cozinha tradicional rústica. Em alta: cozinha brega.
  • “Cantinho do café” – A vibe agora é montar um ambiente de cafeteria em casa. Com pesquisas por termos como “cafeteria com quadro de giz” e “decoração para balcão de café”, as pessoas estão criando o espaço perfeito para curtir com os amigos no aconchego do lar.
  • “Mais é mais” – Em 2024, na hora de escolher estilos e acessórios, a regra é uma só: menos básico e mais borogodó. Os millennials e a geração Z vão liderar a procura por looks grandes e grandiosos para combinar com seu estilo ousado.
  • “Azul a mil” – O azul está no ar. E também na sombra, na sobrancelha, nos cabelos e nas unhas das pessoas, independente do gênero. Em 2024, essa tendência de beleza versátil e ousada vai ganhar destaque com uma mãozinha da geração Z e dos millennials. E você, já escolheu seu tom preferido?
  • “Lançando laços” – Um laço pode ser um detalhe fofo e delicado, mas também pode ser um look inteiro que rouba a cena por onde passa. Todas essas versões vão ganhar as ruas em 2024 graças aos millennials e à geração Z, que têm impulsionado as pesquisas por “roupa com laço”, “colar de laço”, “salto com laço” e muito mais. 
  • “Raquete diferente” – Ninguém vai deixar a peteca cair em 2024. Essa poderia ser só uma frase motivacional, mas é a nova estética que os millennials e a geração Z vão trazer das quadras para as ruas: o badminton. E vemos isso com o aumento nas pesquisas por “roupa de badminton”, “jogando badminton” e até “conversa fiada sobre badminton”.
  • “O amor é hippie” – Os casamentos de 2024 vão ser mais hippies do que nunca: essa inspiração que vem direto dos anos 70 traz flores por toda parte, detalhes boho e, claro, muita música disco.
  • “Sem desperdício – Com pesquisas como “receitas com sobras”, as pessoas no Pinterest têm mostrado que a nova tendência é reaproveitar tecidos antigos para criar roupas novas e ter uma visão sustentável até na hora de cozinhar. 
  • “Mashup mexido” – Em 2024, vai ter mais gente misturando pratos que todo mundo ama, como “burger quesadilla” e “pizza pot pie”, para criar receitas tão deliciosas quanto divertidas.
  • “País tropical” – Com o aumento das pesquisas por termos como “coquetel de abacaxi sem álcool” e “coco aesthetic”, já sabemos que não vai faltar inspiração tropical na moda, na decoração e na culinária em 2024.
  • “De corpo inteiro” – Em 2024, a geração Z e os boomers vão mostrar que nem só de rosto vive o skincare, e que rituais dignos de spa merecem mais espaço nas nossas rotinas. E sabemos disso pelo aumento impressionante de 1.025% nas pesquisas por “rotina de cuidados com o corpo”.
  • “Devagar e sempre”  – Em 2024, a proposta vai ser pegar leve. Curtir a preguiça. Ficar de bobeira. Com pesquisas por “hotel para staycation” e “vida calma”, a geração Z e os millenials vão buscar rituais de relaxamento e assumir um compromisso sério com o descanso. 
  • “Papo profundo” – As pessoas têm usado a internet para encontrar maneiras de criar conexões mais profundas na vida real. O aumento de pesquisas por “Intimidade emocional”, “perguntas para casais se reconectarem” e “perguntas para conhecer os amigos” mostra que o Pinterest tem sido uma importante ferramenta para quem quer iniciar conversas difíceis.
  • “Chá de fofura” – Pesquisas como “ideias para mesversário”, “ideias de recompensas para o desfralde” e “festa do primeiro dente” indicam que pais e mães vão compartilhar as conquistas e momentos de seus pequenos em 2024. 
  • “Gótico sertanejo” – Com um aumento nas pesquisas por “ideias de cama estilo faroeste”, “ideias para quarto country”, “estilo faroeste gótico” e muito mais, em 2024, a decoração vai misturar design vintage americano, clima de faroeste e toques sombrios sem cair do cavalo. Pra isso, pessoas da geração Z e boomers vão caçar peças de antiquário, tapeçarias com franjas e chapéus de cowboy.
  • “A nova era do jazz” – Em 2024, os millennials e a geração Z vão dar pause em outros gêneros musicais pra se conectar aos clássicos do jazz. E essa volta ao passado não vai ficar só na playlist: também vai ter muita gente usando o clima retrô desse ritmo na moda, buscando “roupas no estilo jazz” e “look clube de jazz”. 
  • “Cada um no seu aquário” – Vai ficar mais fácil dar vida (marinha) à decoração em 2024. Com pesquisas por “design de aquário pequeno” e “terrário para tartaruga”, os millennials e a geração X mostram que a tendência é adicionar aquários de todos os tamanhos e estilos a diferentes ambientes da casa. 
  • “Combate ao estresse” – As tendências de alto impacto estão de volta, levando as lutas e artes marciais para mais espaços. Em 2024, a geração Z e os millennials vão praticar karatê, jiu-jitsu e boxe com mais dedicação do que nunca — e vão buscar a estética dessas modalidades como inspiração, como mostram as pesquisas por termos como “treino de shadowboxing”, “jiu-jitsu” e “karate kumite”. 
  • “Economia divertida” – Com pesquisas por “cartão de crédito personalizado”, “cofrinho de bichinhos” e “cofre de porquinho aesthetic”, a geração Z e os millennials mostram que, em 2024, o velho cofre de porquinho vai ressurgir todo trabalhado no design. Já os cartões de crédito, antes meio carrancudos, vão ficar mais coloridos e até ganhar adesivos.
  • “Picape lifestyle” – No próximo ano, as pessoas da geração Z e os boomers vão pegar a picape, planejar os destinos e viver aventuras com tudo o que elas têm direito — começando pelo visual incrível dessa tendência. Termos de pesquisa como “acampamento off-road”, “carro off-road” e “rodas off-road” que não param de crescer deixam claro que 2024 é o ano da aventura.
  • “Metal sensacional” – Que tal um metal mais original? Com pesquisas por tópicos como “móveis de alumínio”, “unha metalizada” e “modelo de porta de alumínio”, as pessoas da geração Z e os millennials querem descobrir novos brilhos metalizados — nos acessórios, unhas e roupas e nos mais variados objetos de decoração.