Cientistas de Hong Kong desenvolveram um tecido capaz de mudar de cor a partir do uso de uma pequena câmara e inteligência artificial. O objetivo é que essa tecnologia ajude a reduzir o desperdício, possibilitando que uma mesma roupa mude de cor e possa ser utilizada mais vezes pela mesma pessoa.

Leia mais

Tecido com IA

  • O tecido foi desenvolvido pelo Laboratório de Inteligência Artificial em Design (AiDLab), com sede em Hong Kong.
  • Ele é tricotado com fibras ópticas poliméricas (POFs) e fios à base de fibras têxteis, podendo adquirir uma variedade de diferentes tonalidades.
  • Segundo os desenvolvedores responsáveis pelo produto, basta um comando para que a roupa mude de cor.
  • Por exemplo, um polegar para cima aciona o azul, enquanto um sinal de coração o tornará rosa.
  • Já o “ok” significa que o tecido vai adquirir a cor verde.
  • Algoritmos de IA ajudam a câmera instalada a distinguir os gestos de usuários individuais e promover a mudança para a tonalidade desejada.
  • As informações são da Reuters.

Veja como o tecido muda de cor:

Crédito: YouTube/Laboratório de Inteligência Artificial em Design (AiDLab)

Material é macio e reciclável

Além das cores pré-definidas, os usuários podem adicionar cores personalizadas ao tecido. Para isso, existe um aplicativo de smartphone que permite a escolha das novas tonalidades.

publicidade

Além da possibilidade de mudar totalmente a cor, o tecido é reciclável. Isso porque as fibras ópticas poliméricas são feitas de polimetilmetacrilato e a estrutura do tecido permite a fácil separação dos POFs dos fios para reciclagem.

Os cientistas ainda ressaltam que o tecido com IA é macio. Eles esperam que a tecnologia possa um dia ser comercializada. Atualmente, ela está em exibição em instalações em shoppings e outros locais em Hong Kong.