Pesquisadores da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e de instituições parceiras identificaram a existência de grandes formações rochosas na costa de Santos, no litoral de São Paulo. Essas estruturas podem abrigar comunidades marinhas ainda desconhecidas pela ciência.

Leia mais

publicidade

Formações rochosas foram encontradas na costa de Santos

  • A equipe de cientistas realizou uma expedição de 17 dias na costa de Santos em dezembro de 2022 a bordo do navio Vital de Oliveira, operado pela Marinha do Brasil.
  • O objetivo da viagem era testar um método de coleta de dados no Atlântico Sul para avaliar a saúde dos ecossistemas de águas profundas em toda a extensão do oceano.
  • As formações rochosas têm de quatro a onze quilômetros e foram localizadas a partir do uso de uma ecossonda, equipamento de alta resolução usado para mapear o leito dos oceanos.
  • A tecnologia permite coletar dados de temperatura, sedimentos e imagens de habitats e organismos que vivem abaixo dos sedimentos no fundo do mar.
  • Todas essas informações foram divulgadas na revista científica Ocean and Coastal Resarch.
  • As informações são da Agência BORI.

Importância da descoberta

No caso da costa de Santos, foi possível visualizar habitats e comunidades de animais do fundo do mar, adicionando novos elementos para a sua caracterização.

A partir do mapeamento de fundo localizamos estruturas com origem geológica incerta, que podem abrigar comunidades biológicas desconhecidas até o momento.

José Angel Perez, pesquisador da Univali e autor do estudo

A escolha do local foi estratégica, uma vez que seu ambiente é altamente pressionado por atividades humanas. As análises permitiram visualizar, por exemplo, marcas no fundo do mar deixadas pela pesca de arrasto.

publicidade

O estudo delas podem permitir estimativas sobre quanto tempo o ecossistema leva para se recompor, além de colaborar com o desenvolvimento de estratégias de monitoramento da atividade.

Além disso, os resultados são importantes para que se possa construir um futuro mais sustentável para o oceano. Os cientistas esperam realizaram novas expedições nos próximos anos para mapear a vida marinha do local.