Oppenheimer chegou aos cinemas em julho e foi um dos maiores sucessos deste ano. No entanto, o filme até agora não foi lançado no Japão. A estreia no país foi motivo de polêmica em razão do modo como o longa tratou os ataques nucleares a Hiroshima e Nagasaki, em 1945. Agora, foi confirmado que a produção chegará ao território japonês em 2024, mas sem data definida até o momento.

Leia mais

publicidade

Polêmica no Japão

Ao invés de ser lançado pela Toho-Towa, que distribui a maioria dos títulos da Universal Pictures no Japão, Oppenheimer ganhará um lançamento pela Bitters End. A decisão veio após meses de diálogo sobre o quão sensível é o tema para os japoneses.

Após fazer uma exibição-teste, sentimos que Christopher Nolan criou uma experiência cinematográfica singular, que transcende a narrativa tradicional e precisa ser vista na tela grande. Convidamos o público a assistir ao filme com seus próprios olhos quando ele chegar ao Japão.

Bitters End, em comunicado

O longa foi adiado após a polêmica de uma controversa campanha de marketing não oficial que, segundo os críticos, acabou banalizando os ataques nucleares ao Japão no final da Segunda Guerra Mundial. Mais de 110 mil pessoas morreram em decorrência dos efeitos das explosões, que obrigaram a rendição dos japoneses no conflito mundial.

Pôster do filme Oppenheimer
Oppenheimer causou polêmica no Japão (Imagem: Divulgação)

Oppenheimer: sucesso de bilheteria

  • O filme dirigido por Christopher Nolan conta a história do físico Robert Oppenheimer, que liderou o projeto do governo dos Estados Unidos responsável pela construção da bomba atômica.
  • Com três horas de duração, o longa quebrou diversos recordes desde a estreia, tornando-se o filme ambientado na Segunda Guerra Mundial com maior bilheteria, segundo a Universal.
  • A produção conta com nomes como Cillian Murphy, Matt Damon, Emily Blunt, Florence Pugh e Gary Oldman no elenco.
  • Oppenheimer já arrecadou mais de US$ 950 milhões, mais de R$ 4,5 bilhões, ao redor do mundo.
  • As informações são da revista Variety.