Conforme noticiado pelo Olhar Digital, a nova missão ultrassecreta do avião espacial X-37B, da Força Espacial dos EUA, será lançada nesta segunda-feira (11). O veículo deve decolar a bordo de um foguete Falcon Heavy, SpaceX, a partir do Centro Espacial Kennedy (KSC), da NASA, na Flórida, com transmissão ao vivo pela internet.

Sobre o avião espacial da Força Espacial dos EUA:

publicidade
  • O Boeing X-37B é um avião espacial reutilizável da USSF;
  • Embora bem menor, o veículo se assemelha aos ônibus espaciais aposentados da NASA;
  • Enquanto o avião espacial mede 8,8 m do nariz à cauda, os ônibus espaciais tinham 37 m de comprimento;
  • Outra diferença é que o X-37B é um veículo autônomo, e os ônibus espaciais eram pilotados;
  • Ele já executou seis missões de conteúdo ultrassecreto para os EUA;
  • A mais recente foi também a mais longa, finalizada em novembro de 2022, após 908 dias;
  • O lançamento desta segunda-feira representa a primeira vez que o avião espacial X-37B voa em um foguete Falcon Heavy.

Originalmente, o lançamento seria na quinta-feira (7), tendo sido reagendado para às 22h14 deste domingo (pelo horário de Brasília). No entanto, a SpaceX anunciou, pelo X, que foi necessário mais um adiamento, de 24 horas, para a equipe poder “concluir check-outs adicionais de pré-lançamento”.

A transmissão em tempo real está programada para começar às 21h55, no canal oficial da SpaceX no YouTube.

publicidade

Primeira vez que o avião espacial X-37B voa em um SpaceX Falcon Heavy

Cinco lançamentos do X-37B empregaram foguetes Atlas V, da United Launch Alliance (ULA), com um outro usando um Falcon 9, da SpaceX. O Falcon Heavy, que utiliza três propulsores Falcon 9 como seu primeiro estágio, supera ambos quando se trata de colocar massa em órbita. 

De acordo com um comunicado da USSF, alguns dos objetivos da missão, batizada de OTV-7 (sigla em inglês para “Teste de Veículo Orbital-7″), incluem “operar em novos regimes orbitais”, o que, tendo por base o foguete que será utilizado, pode indicar uma órbita mais alta do que o normal – mais longe da Terra.

publicidade

A opção pela troca do veículo lançador também pode ter a ver com massa. O X-37B possui um compartimento de carga para abrigar equipamentos e experimentos, e pode estar transportando uma carga útil de missão secundária que requer a capacidade de elevação adicional do Falcon Heavy.

Esta será a nona missão do foguete até o momento. Também representa o quinto voo dos propulsores laterais que apoiam este voo em particular – a dupla lançou mais recentemente a sonda Psyche, da NASA, em outubro.