O cronograma de lançamento do misterioso avião espacial X-37B da Força Espacial dos Estados Unidos foi adiado. A missão, chamada de USSF-52, estava programada para ocorrer em 7 de dezembro, mas agora foi adiada para 10 de dezembro. O X-37B será lançado a bordo de um foguete SpaceX Falcon Heavy a partir do Centro Espacial Kennedy (KSC), na Flórida.

A mudança de data ocorreu devido a alterações nos cronogramas de lançamento e disponibilidade no Complexo de Lançamento-39A (LC-39A), de acordo com comunicado da Força Espacial.

Leia mais:

Em e-mail enviado ao Space.com, a Brigadeiro General Kristin Panzenhagen, da Space Launch Delta 45, disse: “Temos parceria estreita com nossos provedores de serviços de lançamento e toda a equipe está focada na execução de uma missão bem-sucedida.”

publicidade
  • Esta será a primeira vez que o avião espacial reutilizável será lançado em foguete Falcon Heavy, o que tem implicação para sua missão secreta;
  • As cinco missões anteriores do X-37B foram realizadas utilizando foguetes Atlas V da United Launch Alliance (ULA), sendo que a última foi lançada em um Falcon 9;
  • Durante sua última missão, o X-37B passou 908 dias em órbita e retornou à Terra em 12 de novembro de 2022, pousando na pista do Centro Espacial Kennedy, anteriormente usada para o pouso dos ônibus espaciais;
  • O Falcon Heavy tem a capacidade de carregar cargas mais pesadas em órbitas mais altas do que os Atlas V e Falcon 9, o que possibilitará que o X-37B seja lançado mais longe no Espaço do que nunca.

Objetivos da missão USSF-52

Embora pouco se saiba sobre as capacidades operacionais da nave espacial, alguns dos objetivos da missão USSF-52 incluem a operação do X-37B em novos regimes orbitais e a realização de experimentos com tecnologias de conscientização do domínio espacial. Um desses experimentos inclui o teste dos efeitos da radiação de longa duração no voo espacial em sementes de plantas.

Esta será a primeira vez que o X-37B exibirá o logotipo da Força Espacial e, antes do lançamento, a nave foi encapsulada com uma de suas carenagens de carga.

Primeiro uso do Falcon Heavy com X-37B

Embora seja a primeira vez que o Falcon Heavy será usado para lançar o X-37B, não é a primeira vez que este foguete é utilizado pela Força Espacial, que aprovou a SpaceX para lançar cargas de segurança nacional utilizando estágios reutilizados.

Os propulsores laterais que serão lançados com o USSF-52 já realizaram quatro missões anteriores, incluindo dois lançamentos da Força Espacial em novembro de 2022 e janeiro de 2023.