Os 5 melhores filmes Screenlife

Confira 5 filmes que utilizam a técnica screenlife, na qual o enredo se desenvolve a partir de telas digitais.
Por Kelvin Leão Nunes da Costa, editado por Bruno Ignacio de Lima 10/12/2023 06h20, atualizada em 04/01/2024 11h58
searching-2
Searching (2018) / Crédito: Sony Pictures Releasing (divulgação)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Você já ouviu falar em filmes screenlife? Caso não esteja familiarizado, os filmes desse estilo se desenrolam completamente nas telas de dispositivos eletrônicos, como computadores, smartphones, tablets e outros meios digitais. 

Essa abordagem visa replicar a experiência digital que todos nós temos no nosso cotidiano, permitindo que a trama se desenvolva por meio de interfaces digitais, como chats, redes sociais, e-mails, entre outros. 

Já assistiu a algum filme que utiliza essa técnica? A seguir, apresentamos uma lista dos cinco melhores filmes screenlife.

Amizade Desfeita (2014) 

Unfriended (2014) / Crédito: Universal Pictures (divulgação)

Disponível para alugar e comprar na Apple TV, Amazon Prime Video e Google Play Filmes e TV.

Embora não tenha sido o pioneiro no estilo screenlife, foi o terror “Amizade Desfeita” que verdadeiramente popularizou essa abordagem. 

Com uma trama que se desenrola inteiramente na tela de um computador, a história gira em torno de um grupo de adolescentes que estão conversando online quando uma misteriosa e suspeita conta se junta à chamada de vídeo. 

Inicialmente atribuindo isso a um problema técnico, os jovens logo começam a receber mensagens de alguém que afirma ser uma colega de classe falecida há mais de um ano. 

A partir daí, eles tentam descobrir a real identidade da conta misteriosa enquanto enfrentam revelações e segredos atormentadores

Leia mais:

Buscando… (2018)

Searching (2018) / Crédito: Sony Pictures Releasing (divulgação)

Disponível para alugar e comprar na Apple TV e Google Play Filmes e TV.

Suspense cuja trama é apresentada exclusivamente por meio de telas de computador e smartphones, “Buscando…” recebeu elogios da crítica especializada e fez sucesso comercial. O longa-metragem é estrelado por John Cho e Debra Messing. 

Na história, um pai (Cho) embarca em uma busca desesperada por sua filha de 16 anos, desaparecida de forma misteriosa. O homem inicia uma minuciosa investigação na vida digital da jovem, vasculhando suas redes sociais, e-mails, mensagens de texto e outros arquivos eletrônicos para reconstruir os eventos que precederam seu enigmático desaparecimento.

Desaparecida (2023)

Searching (2018) / Crédito: Sony Pictures Releasing (divulgação)

Disponível para assinantes do HBO Max.

Continuação independente de “Buscando…”, o thriller “Desaparecida” segue a mesma abordagem de screenlife e narra a história de uma adolescente em busca de sua mãe, que desapareceu misteriosamente durante as férias na Colômbia com seu namorado. 

Desta vez, é a filha que utiliza todos os recursos tecnológicos e digitais disponíveis para reconstruir os eventos ocorridos. O elenco do filme inclui Storm Reid, Joaquim de Almeida, Ken Leung, Amy Landecker, Daniel Henney e Nia Long.

Profile (2018)

Profile (2018) / Crédito: Focus Features (divulgação)

Disponível para assinantes do Star+.

Baseado no livro “In the Skin of a Jihadist”, o suspense “Profile” é escrito, dirigido e produzido pelo pioneiro dos filmes screenlife Timur Bekmambetov (que também produziu todos os outros filmes anteriores dessa lista). O elenco é encabeçado por Valene Kane, Shazad Latif, Christine Adams, Amir Rahimzadeh e Morgan Watkins. 

A narrativa se desenrola na tela do computador de uma jornalista britânica (Kane) que está investigando o recrutamento online de jovens ocidentais pelo Estado Islâmico. 

Ao criar uma persona online de uma mulher recentemente convertida ao islã, a jornalista se envolve em uma comunicação com um recrutador sírio (Latif). Contudo, ela acaba se apaixonando por ele, dando início a um relacionamento perigoso.

Spree (2020)

Spree (2020) / Crédito: RLJE Films (divulgação)

Disponível para assinantes do HBO Max.

Misturando elementos de comédia e terror, “Spree” é um filme satírico que explora a obsessão pela fama nas redes sociais. 

Protagonizado por Joe Keery, o filme acompanha um motorista de aplicativo decidido a se tornar uma sensação nas redes sociais. Para alcançar a fama instantânea, o homem concebe um plano: instalar câmeras em seu carro e assassinar os seus passageiros em transmissões ao vivo.

Kelvin Leão Nunes da Costa
Colaboração para o Olhar Digital

Jornalista formado pela Anhembi Morumbi, ama futebol e cinema. Cursou engenharia antes de descobrir sua paixão pelo jornalismo. Atualmente é analista de conteúdo e colaborador no Olhar Digital.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.