Elon Musk permitiu o retorno do provocador de direita e teórico da conspiração Alex Jones à plataforma de mídia social X neste domingo (10). Jones havia sido banido do X, anteriormente conhecido como Twitter, há mais de cinco anos por postar mensagens de assédio.

Durante anos, Jones promoveu a alegação de que o tiroteio na Escola Primária Sandy Hook em 2012 era uma farsa. No ano passado, ele foi ordenado a pagar quase US$ 1,5 bilhão (R$ 73,97 milhões) às famílias de oito vítimas do massacre por difamação. Jones também foi banido pelo Facebook e pelo YouTube.

publicidade

Leia mais:

Segundo o The New York Times, em entrevista com Tucker Carlson, transmitida no X, Jones afirmou que esperava que Musk reinstalasse sua conta na plataforma. Ele mencionou que os usuários frequentemente pediam a Musk para trazê-lo de volta ao X.

publicidade

No sábado (9), Musk respondeu a um usuário no X que afirmava ser hora de trazer Jones de volta à plataforma e escreveu Ok”‘. Em seguida, Musk iniciou uma enquete perguntando aos seus 165 milhões de seguidores se deveria trazer de volta a conta de Jones.

Até o início de domingo, uma esmagadora maioria dos quase dois milhões de participantes votou a favor da reintegração de Jones. Nos comentários da enquete, Musk sinalizou que faria exatamente isso e escreveu: “O povo falou e assim será”.

publicidade

Musk restaurou a conta de Jones no domingo (10) de manhã, embora Jones não tenha postado imediatamente. Essa decisão pode afastar ainda mais os anunciantes, que têm abandonado a plataforma devido a preocupações de que a falta de moderação de conteúdo de Musk permita que suas marcas apareçam ao lado de conteúdo ofensivo.

Desde então, o X tem buscado pequenas empresas e seus dólares em publicidade para substituir a receita que dependia anteriormente das grandes marcas. A CEO do X, Linda Yaccarino, postou, na sexta-feira (8): “Se você é uma pequena empresa e tem uma ideia de produto para nós ou uma nova maneira pela qual podemos ajudá-lo melhor, por favor compartilhe”.