Estrela vermelha Betelgeuse é eclipsada por asteroide; assista ao vivo

O raro evento de ocultação da estrela Betelgeuse pelo asteroide 319 Leona será transmitido ao vivo por diversas plataformas digitais
Flavia Correia11/12/2023 14h34, atualizada em 11/12/2023 21h19
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Conforme noticiado pelo Olhar Digital, um raro evento astronômico poderá ser observado na noite desta segunda-feira (11) nos céus de algumas partes do mundo. Na ocasião, um asteroide vai passar na frente da intrigante estrela vermelha Betelgeuse, sob a perspectiva da Terra, bloqueando-a de vista por cerca de 15 segundos – fenômeno chamado ocultação.

Vamos entender:

  • Betelgeuse é a maior estrela conhecida pelos astrônomos, desconsiderando o Sol;
  • É também a 10ª mais brilhante do céu noturno;
  • Está localizada no ombro esquerdo da constelação de Orion e é distinta por sua cor vermelha;
  • Nos últimos anos, esta estrela tem sido observada brilhando e escurecendo notavelmente;
  • Suspeita-se que ela pode explodir em uma supernova entre algumas décadas e 100 mil anos;
  • Nesta noite, ela será ocultada por um asteroide, em um evento que está sendo chamado de “uma oportunidade extraordinária e única”;
  • Você pode acompanhar este acontecimento raro, em tempo real, pela internet.
Betelgeuse
Estrela Betelgeuse captada pelo radiotelescópio ALMA, no Chile. Crédito: ALMA (ESO/NAOJ/NRAO)/E. O’Gorman/P. Kervella

O responsável pela ocultação de Betelgeuse é o asteroide 319 Leona, um objeto do cinturão principal que orbita o Sol entre Marte e Júpiter. Com a forma aproximada de um ovo, essa rocha espacial mede cerca de 80 x 55 km.

Em um estudo recente, astrônomos se referiram ao evento como “uma oportunidade extraordinária e única” para analisar a fotosfera de Betelgeuse, a camada visível da estrela da qual ela emite a maior parte de sua energia.

Leia mais:

Como ver a ocultação da estrela Betelgeuse pelo asteroide Leona

Aguardada para às 22h17 (pelo horário de Brasília), a ocultação da estrela Betelgeuse só será visível ao longo de um caminho estreito que se estende do centro para o leste do México até o sul da Flórida. Depois que o caminho cruzar o Oceano Atlântico, o evento será visível do sul da Europa e da Eurásia. Neste link, você acessa um mapa interativo do trecho de visibilidade da ocultação.

No entanto, qualquer pessoa no mundo poderá acompanhar todo o processo, em tempo real, por meio de qualquer uma das transmissões online listadas abaixo:

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.