Nadal x Alcaraz: Netflix aposta no tênis para nova live esportiva

Em meio à guerra dos streamings, a empresa vai transmitir uma partida entre o Touro Miura e Carlos Alcaraz no dia 3 de março de 2024.
Por Bob Furuya, editado por Bruno Capozzi 11/12/2023 19h37
Netflix-Slam-1200x1080.png
Imagem de divulgação: Netflix Brasil
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Netflix anunciou nesta segunda-feira (11) a sua mais nova investida no mercado esportivo. E a escolha da vez foi o tênis. O tênis e um dos jogadores mais queridos e carismáticos do circuito: o espanhol Rafael Nadal.

Leia mais

O segundo maior vencedor de Grand Slams da história vai enfrentar o compatriota Carlos Alcaraz, atual número 2 do mundo, em uma partida exclusiva no serviço de streaming no dia 3 de março de 2024.

O jogo vai acontecer na Michelob Ultra Arena, no Mandalay Bay Resort and Casino, em Las Vegas (EUA). O serviço de streaming está chamando o evento de The Netflix Slam.

A Netflix estuda o lançamento de novas transmissões sob o selo The Netflix Slam, com a seleção de outros jogadores históricos.

Essa será a segunda da vez da empresa no ramo de lives esportivas.

A primeira vez não foi tão boa assim

A Netflix organizou seu primeiro evento esportivo ao vivo no mês passado.

A transmissão ao vivo reuniu pilotos de Fórmula 1 de sua série documental Drive to Survive com jogadores de golfe profissionais do Full Swing.

As estrelas foram os pilotos de Fórmula 1 Alex Albon (Williams), Pierre Gasly (Alpine), Lando Norris (McLaren) e Carlos Sainz (Ferrari) junto com os jogadores de golfe do PGA Tour Rickie Fowler, Max Homa, Collin Morikawa e Justin Thomas.

Apesar da expectativa, alguns usuários reclamaram, já que houve alguns problemas de áudio e com a taxa de quadros durante a transmissão.

A live, porém, não travou em momento nenhum.

Os esportes e o streaming

  • A Netflix ainda não oferece o serviço de transmissão de campeonatos de esportes ao vivo.
  • Essa modalidade, no entanto, já é adotada pelos principais concorrentes da plataforma, como HBO Max, Disney/ESPN, YouTube, Apple TV Plus e Amazon Prime Video.
  • A Amazon, por exemplo, apostou na NBA, a principal liga de basquete do mundo, para conseguir alavancar as assinaturas no Brasil.
  • Já a HBO Max conta com a Champions League, o maior evento interclubes de futebol, que conta com as principais equipes da Europa.
  • Apesar de pressionada, a Netflix, por enquanto, parece não querer mudar a estratégia.
  • Em julho, o co-CEO da empresa, Ted Sarandos, afirmou que a Netflix se limitaria à “programação adjacente aos esportes”, sem a compra dos direitos de transmissão de campeonatos.
Bob Furuya
Colaboração para o Olhar Digital

Roberto (Bob) Furuya é formado em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atua na área desde 2010. Passou pelas redações da Jovem Pan e da BandNews FM.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.