O apoio dos estadunidenses à proibição do TikTok diminuiu este ano, inclusive entre os republicanos. Segundo o The Washington Post, uma pesquisa divulgada pelo Pew Research Center revelou que apenas 38% dos adultos estadunidenses apoiavam a proibição federal do TikTok, em comparação com 50% em março.

Líderes republicanos têm feito campanha para banir o aplicativo, mas seus eleitores estão incertos. Republicanos que apoiam a proibição caíram de 60% para 50%, enquanto aqueles indecisos sobre o valor da proibição aumentaram de 21% para 30%.

publicidade

Leia mais:

Incertezas

  • Uma quantidade crescente de estadunidenses não gosta da ideia do governo dos EUA proibir aplicativo usado para entretenimento e expressão pessoal;
  • O TikTok tem sido alvo de críticas políticas há anos, mas os esforços para proibi-lo enfrentam desafios na tentativa de persuadir os eleitores, muitos dos quais usam o aplicativo;
  • Já os críticos do TikTok argumentam que sua propriedade pela empresa de tecnologia chinesa ByteDance representa ameaça à segurança nacional;
  • Mesmo entre os estadunidenses que sabem sobre a conexão do TikTok com a China, a maioria não acredita que uma proibição seja justificável.

Mais republicanos e democratas contra a proibição do TikTok

Mais democratas se opõem à proibição do TikTok do que apoiam, uma mudança em relação à pesquisa anterior. Já a oposição à proibição entre os usuários do TikTok continua alta. Mesmo entre adultos estadunidenses que não usam o aplicativo, o apoio à proibição diminuiu significativamente.

publicidade

Entre os adolescentes, o apoio à proibição é ainda menor, com 50% contra e apenas 18% apoiando. O TikTok continua sendo um dos aplicativos mais populares entre os adolescentes, sendo superado apenas pelo YouTube em termos de visitas diárias.

Governo vs. ByteDance

O governo Biden continua negociando possível acordo com a ByteDance para resolver as preocupações com a segurança nacional e permitir que o aplicativo continue operando nos EUA. Alguns governantes manifestaram preocupação sobre proibir um aplicativo popular que pode ser usado para alcançar eleitores durante a campanha de 2024.

publicidade

Uma tentativa de proibir o TikTok a nível estadual em Montana foi barrada por juiz federal, que considerou a proibição violação das proteções da Primeira Emenda. O TikTok tem sido criticado recentemente pela prevalência de vídeos pró-Palestina, embora outras plataformas também ofereçam volumes semelhantes de conteúdo.

Alguns dos principais esforços para derrubar o aplicativo falharam, inclusive entre os apoiadores conservadores. Até mesmo alguns críticos republicanos de longa data da rede social chinesa mudaram de opinião e criaram suas próprias contas para alcançar a próxima geração de jovens estadunidenses.