No último fim de semana, a China lançou um novo trio de satélites de reconhecimento em uma missão que também marcou o 500º voo de um foguete da linha Long March.

Um veículo Long March 2D decolou do Centro de Lançamento de Satélites Xichang às 9h58 da manhã de domingo (10), pelo horário de Pequim. A bordo do foguete estava um quinto grupo de três satélites Yaogan-39. 

publicidade

Assim como nos lançamentos anteriores do sistema Yaogan-39, o trio de espaçonaves entrou em órbitas com uma altitude de aproximadamente 495 quilômetros e inclinado em 35 graus.

Pouco se sabe sobre esses satélites. Geralmente, são descritos pela mídia estatal chinesa e autoridades espaciais como equipamentos de sensoriamento remoto encarregados de observar, pesquisar e medir objetos em terra ou no mar, bem como monitorar o clima.

publicidade

Leia mais:

Observadores ocidentais acreditam que os satélites Yaogan sejam pelo menos para fins parcialmente militares. A série mais ampla inclui satélites ópticos, de radar e de coleta de inteligência eletrônica.

publicidade

China supera 96% de sucesso em lançamentos de foguetes Long March

Estatísticas compiladas pela Wikipedia afirmam que 482 dos 500 lançamentos de foguetes Long March desde 1970 foram totalmente bem-sucedidos, com 10 falhas completas e oito falhas parciais. Isso coloca a taxa de sucesso acumulado em 96,4%.

A falha mais recente ocorreu em abril de 2020, quando o satélite Palapa-N1 foi perdido em um lançamento do foguete Long March 3B. Mais de 150 lançamentos consecutivos bem-sucedidos com os veículos da linha foram realizados desde então.

publicidade

A missão Yaogan-39 (05) foi o 59º lançamento orbital da China em 2023. Cerca de 75% deles envolveram os veículos Long March, com os fornecedores de lançamentos comerciais representando os demais.