O Threads – o “Twitter da Meta” – planeja aumentar a moderação de conteúdo gerado pelos usuários com a introdução de um novo programa de verificação de fatos à rede social, que é atrelada ao Instagram.

Para quem tem pressa:

  • Threads Aumenta Moderação de Conteúdo: A Meta planeja reforçar a moderação de conteúdo no Threads introduzindo um programa de verificação de fatos na rede social;
  • Anúncio de Adam Mosseri: Adam Mosseri, chefe do Instagram, anunciou que o programa combinará as classificações de verificação de fatos do Facebook e Instagram ao Threads, permitindo que verificadores de fatos acessem e revisem o conteúdo;
  • Lançamento Previsto para 2024: O programa, com parceiros terceirizados de verificação de fatos, está previsto para ser lançado no início de 2024, com o objetivo de sinalizar e revisar conteúdo incorreto diretamente no Threads;
  • Opções de Configuração para Usuários: Usuários do Threads poderão ajustar suas configurações para modificar o nível de visibilidade de conteúdo marcado como falso, com as preferências do Instagram aplicadas ao Threads;
  • Foco na Proteção Contra Desinformação: Este sistema de verificação de fatos faz parte dos esforços para fortalecer a proteção contra desinformação, especialmente em vista das eleições presidenciais dos EUA em 2024.

Adam Mosseri, chefe do Instagram, anunciou a criação do programa na rede social. Segundo ele, a ideia é combinar as classificações de verificação de fatos do Facebook e Instagram com o Threads. Até o momento, os verificadores de fatos não têm acesso ao conteúdo no Threads, mas isso está prestes a mudar.

publicidade

Leia mais:

A Meta espera lançar este programa no início de 2024, com parceiros terceirizados de verificação de fatos trabalhando para sinalizar e revisar conteúdo no Threads.

publicidade

Fact checking no Threads

threads
(Imagem: Iryna Budanova/Shutterstock)

Mosseri explicou que quando conteúdo é marcado como falso no Instagram ou no Facebook, as avaliações dos verificadores de fatos também serão aplicadas ao Threads. O objetivo é permitir que parceiros de verificação de fatos revisem e avaliem informações incorretas diretamente no aplicativo.

Os usuários do Threads terão a opção de ajustar suas configurações para aumentar, diminuir ou manter o nível padrão de rebaixamentos em conteúdo verificado em seus feeds pessoais. Se um usuário optar por ver menos conteúdo sensível no Instagram, essas preferências também se aplicarão ao Threads.

publicidade

A implementação desse sistema de verificação de fatos é parte dos esforços das redes sociais para fortalecer as barreiras de proteção contra a desinformação, especialmente em vista das próximas eleições presidenciais nos EUA em 2024.

A introdução de uma ferramenta de verificação de fatos no Threads segue o padrão da Meta de bloquear palavras ligadas à desinformação em suas plataformas, como já visto em recentes atualizações de sua ferramenta de busca.

publicidade

Apesar desses avanços na verificação de fatos, Mosseri afirmou que o Threads não planeja amplificar o compartilhamento de notícias em sua plataforma por enquanto, indicando que o foco do aplicativo não será em se tornar uma fonte primária de notícias digitais.