Cooler para PC: o que é, para que serve e quais tipos existem

O Cooler para PC é indispensável para prolongar a vida útil de uma máquina, pois mantém seus componentes termicamente estáveis.
Por Edvaldo Barone, editado por Bruno Ignacio de Lima 14/12/2023 04h20, atualizada em 04/01/2024 11h24
O cooler para PC componentes essenciais de um computador
Divulgação/Freepik
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Essencial para o bom desempenho e prolongamento da vida útil de um computador, o cooler para PC exerce uma função primordial no controle do calor de uma máquina. Assim, através de sistemas de ventilação, que podem ser a ar, líquido, ou de refrigeração passiva, eles atuam diretamente na proteção de componentes essenciais do seu computador.

Assim como nós humanos buscamos conforto em dias mais quentes, os computadores também precisam de refrigeração para dissipar o calor produzido durante seu uso. É exatamente neste contexto, que surge o cooler para PC.

Entenda, a seguir, como funciona um cooler e que tipos desse componente para PC estão disponíveis no mercado atualmente.

Leia mais:

Para que serve o cooler para PC?

A utilização do computador produz muito calor em suas peças e, quando não está em uso, consequentemente a máquina resfria. Este processo, por si só, pode criar rupturas, que a médio e longo prazo, poderão comprometer o desempenho de componentes internos, colocar o hardware em risco e, ocasionar danos irreversíveis.

Portanto, o cooler é a peça central para refrigerar sua máquina, solucionando problemas de superaquecimento, pois ele dissipa o calor produzido durante o uso, tornando a experiência mais segura, e agradável.

Detalhe, quando esquentam demais, alguns processadores, automaticamente desaceleram sua performance como estratégia para diminuir a circulação de energia.

Quais tipos de cooler existem?

Apesar de ter como objetivo a refrigeração, há diferentes tipos de cooler para PC e, eles funcionam através de processos distintos. Atualmente, existem três tipos principais de coolers: Air Coolers, Water Coolers e Cooler Heat Pipe. Veja como funciona cada um deles:

Air Cooler

Divulgação/Cooler Master

Um dos tipos mais acessíveis, o Air Cooler é composto por uma base dissipadora e uma, ou mais, ventoinhas. Ele se utiliza da movimentação do ar para diminuir as altas temperaturas produzidas pelo computador.

Water Cooler

Divulgação/NXT

Utilizando-se de água destilada, ou outro líquido adequado, os Water Collers funcionam a partir de bombas que movimentam o líquido, conduzindo até o local onde encontra-se o processador, lá ocorre a troca de calor entre a água e o componente, o líquido é então, transportado e resfriado por ventoinhas.

Sendo assim, este tipo de cooler para PC possui um sistema de refrigeração fechado, para que o líquido não entre em contato direto com nenhuma parte interna do computador.

Cooler Heat Pipe

Divulgação/Segotep

Apropriando-se dos aspectos do Air Cooler e do Water Cooler, o Air Coolers, Cooler Heat Pipe transporta o calor produzido através de tubos de alta condutividade térmica, em seu interior há um líquido refrigerador, que reage ao calor movimenta-se por esses tubos até o local onde encontra-se uma ventoinha que volta a resfriá-lo.

Ao baixar sua temperatura o líquido retorna ao local da fonte de calor e o ciclo se repete.

Edvaldo Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Edvaldo Barone é jornalista formado pelo Centro Universitário Anhanguera de São Paulo, tendo se especializado em Jornalismo Cultural pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.