A e-bike Pi-Pop, projetada na França, pode passar desapercebida como mais uma plataforma urbana de compartilhamento de bicicletas elétricas. Entretanto, por trás de sua aparência simples, esconde-se um sistema de assistência elétrica único que dispensa o uso da tradicional bateria presente na grande maioria das e-bikes.

Em seu lugar, a Pi-Pop adota um sistema mais dinâmico, impulsionado por supercapacitores que coletam energia em trechos planos e descidas, liberando-a novamente através da assistência elétrica nos aclives.

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Ao longo dos últimos dois anos, a Pi-Pop lançou três gerações de e-bikes sem bateria, explorando também o design de um sistema compacto de e-bike sem corrente. A terceira geração da e-bike com supercapacitores entrou em produção no meio de 2023, trazendo melhorias evolutivas em relação à versão da segunda geração, incluindo a adição de um sensor de torque, suspensão dianteira e conjunto de componentes atualizado.

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Como as e-bikes Pi-Pop funcionam

e-bike
Imagem: Pi-Pop / Divulgação
  • Ao invés de utilizar uma bateria que é carregada na tomada, a bicicleta elétrica da Pi-Pop armazena e distribui energia de maneira mais eficiente ao longo do percurso.
  • Seu hardware captura a energia gerada pelo pedal do ciclista e pelos freios regenerativos, transformando-a em eletricidade e enviando-a para os supercapacitores armazenados em longas caixas ao lado do bagageiro traseiro.
  • O impacto em trechos planos é projetado para ser mínimo, a fim de não penalizar o ciclista com pedaladas notavelmente difíceis, enquanto a geração de energia aumenta durante as descidas e atinge o máximo quando o ciclista está freando ativamente.
  • A eletricidade armazenada é automaticamente e imediatamente liberada quando o ciclista começa a pedalar em subidas, proporcionando até 250 watts de assistência elétrica para facilitar a escalada.
  • Todo o processo de carga/descarga ocorre automaticamente nos trechos planos, descidas e subidas, sendo gerenciado por sensores.
  • Não ter uma bateria para carregar significa que a bicicleta Pi-Pop está sempre pronta para uso, sem depender da rede elétrica. Basta subir e deixar a bicicleta carregar seu próprio motor durante todo o trajeto.
  • Os supercapacitores se descarregarão ao longo do tempo se ficarem sem uso, e a Pi-Pop estima que podem ir de carga total para zero em cerca de dois meses, tornando necessário um ou dois passeios prévios à temporada se você pretende enfrentar uma subida logo de início.

Vantagens do modelo

O primeiro benefício potencial que vem à mente ao eliminar a bateria do design de uma e-bike é a redução de peso e volume, mas a Pi-Pop não menciona economia de peso, e a bicicleta de 21,7 kg definitivamente não ganha nenhum prêmio de “mais leve do mundo”. As longas caixas de supercapacitores não parecem mais elegantes do que um moderno pacote de bateria.

Em vez disso, a Pi-Pop enfatiza outras vantagens, afirmando que os supercapacitores não requerem materiais sensíveis envolvidos na produção de baterias de lítio, confiando em materiais básicos como alumínio, carbono, celulose e polímero. Também destaca que os supercapacitores duram mais que as baterias, oferecendo uma vida útil estimada de 10 a 15 anos. Grande parte do material também é prontamente reciclável no final dessa vida útil.

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A Pi-Pop reconhece que seu sistema possui algumas limitações. Como os supercapacitores só conseguem armazenar pequenas quantidades de energia, o sistema ficará sem carga em subidas mais longas e/ou íngremes, superiores a uma inclinação de 10% ao longo de cerca de 500 metros.

Nesse ponto, a potência da bicicleta diminuirá gradualmente até se esgotar, deixando o ciclista pedalando (ou caminhando) com uma bicicleta pesada e não elétrica pelo restante da subida. Portanto, a empresa direciona sua e-bike para ciclistas urbanos que enfrentarão colinas modestas ao se deslocarem pela cidade, não para compradores que desejam enfrentar subidas longas e íngremes.

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De acordo com uma recente matéria na Euronews, a Pi-Pop monta aproximadamente 100 bicicletas por mês em sua sede em Orléans, na França. A empresa planeja aumentar a produção em dez vezes para 2024 e uma expansão ainda maior na Europa após esse período. A terceira geração da e-bike Pi-Pop com supercapacitores está disponível por € 2.450 (aproximadamente R$ 13.233), incluindo o imposto sobre o valor agregado.