A Naughty Dog anunciou, nesta quinta-feira (14), que interrompeu a produção do jogo “The Last of Us Online”, o multiplayer de uma das mais premiadas séries de PlayStation da história.

Leia mais

publicidade

A informação foi publicada pela própria desenvolvedora americana nas redes sociais e no site oficial.

De acordo com a nota divulgada pela companhia, a decisão foi difícil e prioriza a essência dos jogos da Naughty Dog, focados em narrativa e no single-player.

publicidade

“Percebemos que muitos de vocês estavam aguardando novidades sobre o projeto que chamamos de The Last of Us Online. Não há uma maneira fácil de dizer isso: tomamos a decisão incrivelmente difícil de interromper o desenvolvimento desse jogo”, inicia o texto.

“Para lançar e manter The Last of Us Online, teríamos que colocar todos os nossos recursos em conteúdo pós-lançamento nos próximos anos, impactando severamente o desenvolvimento de futuros jogos single-player. Portanto, tínhamos dois caminhos: ser um estúdio focado em jogos como serviço ou continuar a focar em games narrativos para um jogador, que construíram o legado da Naughty Dog.”

publicidade

“Estamos imensamente orgulhosos de todos no estúdio que contribuíram para este projeto. As lições aprendidas e os investimentos em tecnologia deste jogo serão aplicados no desenvolvimento de nossos projetos e serão inestimáveis para a direção que estamos seguindo como estúdio. Temos mais de um jogo single-player ambicioso e totalmente novo em desenvolvimento aqui na Naughty Dog, e mal podemos esperar para compartilhar mais sobre o que está por vir quando estivermos prontos”, encerra a nota.

Você pode conferir a íntegra do texto aqui.

publicidade

Copo meio cheio ou copo meio vazio?

É verdade que os fãs esperavam ansiosamente pela versão multiplayer de um de seus jogos favoritos.

The Last of Us Online foi anunciado em 2018, e a promessa era de um game ambicioso, no qual você poderia escolher ficar do lado dos revolucionários “Vaga-lumes” ou seria um “Caçador” – numa mecânica parecida com o modo “Facções”, do primeiro jogo da série.

Boatos sobre o cancelamento do projeto começaram há alguns meses, quando a Naughty já havia reduzido os investimentos no Online.

O copo meio cheio do título, por outro lado, está no último parágrafo destacado da nota. Ao falar em “jogo single-player ambicioso e totalmente novo”, a empresa americana deixou claro que trabalha em uma nova franquia!

Ou seja, podemos esperar coisa boa vindo do estúdio que venceu inúmeros prêmios de “jogo do ano”.

E, até lá, os fãs de The Last of Us podem matar a saudade com o lançamento da versão remasterizada da Parte 2.

The Last of Us Part 2 Remastered tem lançamento previsto para 19 de janeiro de 2024, para PlayStation 5.

Um pouco mais sobre a franquia

Se você ainda não consumiu nada de The Last of Us, você deve estar vivendo errado!

Brincadeiras à parte, a franquia é uma das mais aclamadas dos últimos tempos. Em 10 anos (o lançamento do primeiro game foi em 2013), a marca teve dois jogos principais, uma DLC, uma minissérie em quadrinhos, um musical de teatro e uma série de televisão.

Todos bem recebidos por público e crítica.

Num mercado saturado de histórias de zumbis, The Last of Us traz uma proposta diferenciada, com foco nas relações humanas, e um enredo original, com elementos reais.

O fungo Cordyceps, por exemplo, existe mesmo, mas infecta insetos e não seres humanos. O resto deixo para vocês irem atrás porque este texto não trará spoilers!

Sobre o jogo em si, ótima jogabilidade e gráficos lindos. Sobre a série adaptada pela HBO: fiel ao jogo e tem ainda o chileno Pedro Pascal, uma das estrelas ascendentes de Hollywood.

A segunda temporada, aliás, deve estrear apenas em 2025.

the last of us
Após sucesso da primeira temporada, novos episódios de The Last of Us devem demorar a chegar. Imagem: HBO