Um e-book interativo que aborda questões sobre sustentabilidade foi desenvolvido pela USP, em parceria com o Laboratório de Sustentabilidade (Lassu) da Escola Politécnica (Poli).

O livro, que conta com sete capítulos, trata de temas como uso de plástico e eletrônicos, alimentação, moradia e sociedade.

publicidade

A obra foi coordenada pela professora Teresa Cristina Carvalho, da Escola Politécnica da USP. Segundo ela, o e-book visa promover a conscientização sobre a importância da sustentabilidade, um conceito que abrange questões ambientais, sociais e econômicas.

Leia mais:

Questões essenciais

Teresa afirmou ao Jornal da USP que a pauta, frequentemente ligada à ideia de preservação do planeta, também abrange outras questões essenciais que não devemos ignorar.

publicidade

Não tem como não aliar a questão ambiental com a questão social e até com a questão econômica.

Professora Teresa Cristina Carvalho, da Escola Politécnica da USP

Portanto, o e-book aponta a sustentabilidade através desses três pilares interconectados:

  • Ambiental
  • Social
  • Econômico.

Porém, ainda é necessário considerar as questões sociais. “Por exemplo, quando contaminamos o solo ou a água, o ser humano sofre o primeiro impacto”, ela exemplifica.

publicidade

Descarte e reciclagem

A professora ressalta: sobretudo, ações sustentáveis que indivíduos desenvolvem não se desconectam de ações em cidades e em escala global.

Nesse sentido, um exemplo é o excessivo consumo de plástico, que muitas vezes as pessoas descartam incorretamente e, frequentemente, sem reciclagem.

publicidade
(Imagem: Larina Marina/iStock)

Teresa observa, além disso, que as cidades, em alguns casos, não fornecem suporte suficiente para um descarte adequado de materiais.

No caso do planeta, há grande fluxo de exportação e importação de resíduos ilegais, incluindo os eletrônicos.

Para conter o problema, é importante acertar ações ao nível mundial.

Material multimídia

Sendo assim, o e-book tem como objetivo fazer as pessoas interagirem com um material multimídia, que possui áudios e textos para facilitar o estudo sobre sustentabilidade.

A ideia também é promover um olhar crítico para os problemas e o que se pode fazer. Por exemplo, o livro aborda a questão dos alimentos ultraprocessados.

Consumimos cada vez mais alimentos ultraprocessados, como bolachas. Às vezes, esses alimentos também contêm algum resíduo de plástico, e não temos noção disso.

Por fim, o livro ajuda a esclarecer temas que não são tão claros e disseminados.