A primeira pílula anticoncepcional chegou ao mercado nos anos de 1960. O remédio era feito apenas para mulheres, o que acabou aumentando a responsabilidade delas no controle da natalidade.

De lá para cá (foram mais de 6 décadas!), o medicamento continuou sendo apenas feminino, confirmando um desequilíbrio nessa balança — há, claramente, um lado mais sobrecarregado que o outro…

publicidade

Mas isso deve acabar!

Leia mais

publicidade

A empresa americana YourChoice Therapeutics começou nesta semana os primeiros testes em humanos de uma pílula anticoncepcional masculina sem hormônios.

A nova etapa do estudo foi aprovada após bem-sucedidos testes em ratos, com índices que superaram os 99% de eficácia na prevenção da gravidez.

publicidade

Mais importante ainda: a pílula se mostrou 100% reversível nos animais, ou seja, se a pessoa mudar de ideia e parar de tomar, ela ainda conseguiria ser pai.

Testes pioneiros

Os cientistas tentam agora replicar esses resultados positivos em humanos.

publicidade

O medicamento YCT-529 é a primeira pílula não-hormonal a atingir a Fase 1 dos testes clínicos. Já foram feitos outros estudos antes, mas todos com remédios que faziam uso das substâncias químicas.

Só quem é mulher sabe o transtorno de uma bomba de hormônios no organismo, seja na parte estética (com acnes, por exemplo), seja na parte emocional.

Uma pílula sem hormônio, portanto, traria menos efeitos colaterais.

Outro ponto importante dessa pesquisa: as pílulas hormonais testadas para homens até hoje diminuíam a testosterona, o que acabava cortando a libido.

Nesse cenário, o remédio da YourChoice Therapeutics surge como uma alternativa promissora.

Como vai funcionar no organismo?

  • A pílula funciona como um inibidor do receptor alfa do ácido retinóico, que desempenha um papel importante na formação do esperma.
  • Ao bloquear esta via, o YCT-529 impede a produção de espermatozoides.

Akash Bakshi, cofundador e CEO da YourChoice Therapeutics, explica melhor a ação do medicamento:

“O YCT-529 bloqueia uma proteína – não hormônios – para impedir a produção de espermatozoides. Acreditamos que isto será mais atrativo para os homens, a maioria dos quais vê a prevenção da gravidez como uma responsabilidade partilhada. A escassez de opções reforça a visão secular de que a prevenção da gravidez é “uma responsabilidade da mulher”. Não é, e estamos empenhados em desenvolver a primeira pílula anticoncepcional sem hormônios para homens que seja eficaz, conveniente e temporária.”

Mais informações no Business Wire.