Pesquisadores do Colisor de Hádrons de Grande Colinearidade (LHC) obtiveram a medida mais precisa até o momento da massa do bóson de Higgs, partícula fundamental para entender o Modelo Padrão da Física de Partículas.

O bóson de Higgs é uma partícula intrigante, que surge de um campo quântico que permeia todo o Universo, conferindo massa a outras partículas fundamentais.

O ScienceAlert informou que o estudo foi divulgado inicialmente em julho. A medida foi obtida com base em colisões de prótons ultra-rápidos dentro do LHC.

As medidas recentes ocorreram em período de quatro anos, onde cerca de nove milhões de partículas de bósons de Higgs.

• Apesar de apenas pequena fração dos bósons de Higgs produzidos experimentalmente ter sido observada, os pesquisadores da equipe ATLAS conseguiram obter a massa mais precisa até o momento do bóson de Higgs;
  • Diferentemente de outras partículas cujas massas podem ser deduzidas teoricamente, os cientistas precisam determinar a massa do bóson de Higgs por meio de experimentos;
  • A obtenção de medida precisa é importante para entender as interações do bóson de Higgs com outras partículas e com ele mesmo;
  • O Higgs é partícula bem interessante: surge de campo quântico que emana por todo o Universo, dando massa a outras partículas fundamentais;
  • Embora as massas de outras partículas no Modelo Padrão da física possam ser deduzidas da teoria, os físicos precisam tatear de forma relativamente cega a partir da experimentação para determinar a massa de Higgs.

Os pesquisadores combinaram medições de massa baseadas no decaimento da partícula com calibrações mais precisas para obter massa do bóson de Higgs de 125,11 gigaeletronvolts (GeV) com uma incerteza de 0,11 GeV.

Isso representa queda em relação à massa de 125,35 GeV e à precisão de 0,12% em 2019. “Este resultado representa atualmente a medição mais precisa da massa do bóson de Higgs, chegando a precisão de 0,09% nesta quantidade fundamental”, disseram os membros do ATLAS no artigo, publicado na Physical Review Letters.

Medições mais precisas ajuda os físicos a testar as previsões do Modelo Padrão de Física de Partículas e a detectar possíveis desvios, caso existam.