O WhatsApp Business possui uma série de recursos para negócios. Entre eles, um sistema de respostas rápidas, que agiliza quando um cliente ou fornecedor faz perguntas sobre prazos, agendamentos, preços de produtos e afins. A seguir, saiba como utilizar a ferramenta.

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Cabe ressaltar que o recurso é exclusivo do WhatsApp Business. Portanto, o procedimento não é válido para o WhatsApp convencional.

Imagem: rafapress – Shutterstock

Como criar e enviar respostas rápidas no WhatsApp Business

Tempo necessário: 4 minutos.

  1. Acesse as configurações do WhatsApp Business

  2. Vá ao gerenciamento de ferramentas comerciais

    Aperte em “Ferramentas comerciais” na tela inicial das configurações.

  3. Acesse o menu para gerenciar as respostas rápidas

    Toque em “Respostas rápidas”. Nesta tela, você poderá gerenciar as sugestões de mensagens criadas pelo próprio usuário.Acesse as configurações das respostas rápidas (Imagem: Reprodução/Olhar Digital)

  4. Adicione uma nova mensagem

    Pressione o botão de “+” no canto inferior direito da tela.Inclua uma nova resposta rápida (Imagem: Reprodução/Olhar Digital)

  5. Crie um atalho para a mensagem

    Na caixa de texto com a descrição “Atalho”, digite um comando simples para acionar a resposta rápida na conversa. Dessa forma, ao inserir “/” no bate-papo, você só precisa digitar o atalho e escolher a mensagem pré-definida. Por exemplo, se for uma mensagem de boas-vindas, basta escolher o atalho “bemvindo”.

  6. Insira a mensagem rápida

    Na caixa “Mensagem de resposta”, digite o conteúdo que será incluído na mensagem ao usar o atalho. Além do texto, também é possível incluir uma foto ou vídeo ao clicar no ícone de câmera ao lado.Digite o atalho e a mensagem rápida (Imagem: Reprodução/Olhar Digital)

  7. Salve a mensagem

    Aperte no botão “Salvar” para guardar as edições.Salve a mensagem rápida (Imagem: Reprodução/Olhar Digital)

  8. Envie a resposta rápida na conversa

    Para enviar a resposta rápida, existem duas opções. A alternativa mais rápida é inserindo “/” na conversa. Em seguida, o aplicativo vai listar todas as mensagens pré-definidas. Você também pode tocar no ícone de clips e escolher a opção “Resposta rápida” para ter acesso ao menu.Insira a resposta rápida na conversa (Imagem: Reprodução/Olhar Digital)

  9. Envie a mensagem normalmente.

Quais respostas rápidas posso inserir no WhatsApp Business?

É possível inserir quase qualquer tipo de resposta rápida. Desde que, é claro, seja feito por texto e, se preferir, tenha uma foto ou vídeo. Portanto, não é possível, por exemplo, pré-definir uma enquete ou anexar uma localização dessa forma.

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No geral, essa função é utilizada para auxiliar negócios com mensagens frequentes. Por exemplo, quando um cliente pergunta o horário de funcionamento da loja. Neste caso, dá para deixar a mensagem pronta para que, nesses momentos, o funcionário só digite “/horários” para enviá-la.

O Olhar Digital também preparou algumas sugestões de respostas, voltadas para negócios. Veja:

  • Boas-vindas a novos contatos: “Olá! Agradecemos por entrar em contato conosco. Como podemos ajudar você hoje?”
  • Perguntas frequentes: “Esta é uma pergunta comum que recebemos! Aqui está a informação que você precisa: [inserir resposta]. Esperamos que isso ajude!”
  • Recebimento de mensagem: “Recebemos sua mensagem e estamos trabalhando para respondê-la o mais rápido possível. Agradecemos a sua paciência!”
  • Informações sobre produtos ou serviços: “Obrigado por seu interesse em nossos produtos/serviços. Você pode encontrar mais informações aqui: [inserir link ou detalhes].”
  • Agendamento de consultas ou reuniões: “Gostaríamos de marcar uma hora para conversar melhor sobre isso. Qual horário seria conveniente para você?”
  • Agradecimento por compra ou feedback: “Agradecemos por escolher nossos serviços/produtos! Se tiver qualquer dúvida ou precisar de suporte, estamos à disposição.”
  • Resposta fora do horário comercial: “Olá! No momento, estamos fora do horário comercial. Retornaremos o seu contato assim que possível no próximo dia útil.”
  • Direcionamento para outros canais de atendimento: “Para assistência mais detalhada, por favor, entre em contato conosco pelo telefone [inserir número] ou e-mail [inserir e-mail].”
  • Status de pedido ou serviço: “O status atual do seu pedido/serviço é [inserir status]. Se precisar de mais informações, estamos aqui para ajudar.”
  • Pedido de paciência em caso de atrasos: “Pedimos desculpas pelo atraso. Estamos trabalhando para resolver isso o mais rápido possível e agradecemos sua compreensão.”